Café cultivado na cratera de um vulcão reivindica selo de indicação geográfica

Imprimir
Que o sul de Minas é grande produtor de café, todo mundo já sabe. Mas pouca gente sabe que a região tem cafés especiais cultivados na cratera de um vulcão! Isso mesmo! Entre o sul de Minas e um pedacinho de São Paulo, 12 municípios têm uma combinação de solo e clima que permite a produção de cafés de alta qualidade. E, como a região comporta um vulcão inativo há 80 milhões de anos, ela ficou conhecida como Região Vulcânica.

Nesse contexto, sete mil produtores de café se uniram e criaram a Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica. Juntos, eles cultivam 53 mil hectares do grão, produzem 1 milhão e 800 mil sacas por ano e têm conquistado, cada vez mais, representatividade, conhecimento e, claro, prêmios. O diretor-executivo da Associação, Ulisses Ferreira Oliveira, diz que 2022 foi um ano de muito crescimento com a realização de eventos e aumento do número de associados (praticamente, o dobro em relação ao ano passado), além do reconhecimento nacional e internacional da qualidade dos cafés produzidos na região.

Segundo eles, os solos vulcânicos são ricos em minerais e nutrientes essenciais, como potássio e fósforo. “Além disso, características como clima e relevo, conferem à região um terroir singular”. A vegetação predominante é formada por florestas tropicais com espécies típicas da Mata Atlântica, as altitudes que variam entre 700 e 1300 metros acima do nível do mar, a temperatura anual média é baixa, variando entre 17 e 20 graus centígrados e a pluviosidade média é de 1686 mm.

Agora, o próximo passo da Associação é conquistar o Registro de Indicação Geográfica (IG), conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem. O selo, concedido pelo governo do estado, atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distinguir o produto, em relação a seus similares. “Obter essa chancela é nossa meta para 2023”. Recentemente, a Região Vulcânica foi incluída no Mapa de Origens Produtoras de café do Brasil pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Números da Região Vulcânica

Cafeicultores: 7.063
Área de Produção: 53.427
Produção Anual: 1,79 milhão (sacas de 60kg por ano)
Empregos diretos: 17.657
Empregos Indiretos: 882.287
Fonte: Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica

Fonte: Rádio Itatiaia (Por Maria Teresa Leal e foto Sebrae)