Café: brasileiros fecham US$ 20 milhões em negócios na Specialty Coffee Expo
Na feira, o país teve um estande com bancadas de integrantes do projeto e um brew bar, que ofereceu cafés espresso e filtrado, de diversas origens produtoras brasileiras, ao público presente. No espaço, foram realizadas oito sessões de cupping, que contribuíram para evidenciar a qualidade e a diversidade dos grãos cultivados no Brasil, e os empresários nacionais realizaram 723 contatos comerciais, dos quais 417 foram com novos parceiros, que proporcionaram a concretização dos negócios presenciais e a estimativa de vendas futuras, que podem render os US$ 120 milhões estimados.
A presença no principal evento cafeeiro do maior consumidor global, conforme o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, é o preenchimento de um espaço que o Brasil deve manter e ampliar devido às oportunidades oferecidas, principalmente porque os Estados Unidos são os principais compradores dos cafés brasileiros, tendo importado, em 2022, cerca de 8 milhões de sacas do produto.
“Do total comprado pelos norte-americanos no ano passado, 20%, ou 1,6 milhão de sacas, correspondem a cafés especiais, o que evidencia que a qualidade, a diversidade e a sustentabilidade do produto do Brasil, que é o principal fornecedor aos Estados Unidos, vêm ao encontro do demandado pelos norte-americanos. É fundamental estreitarmos, cada vez mais, laços com os maiores consumidores do mundo e é muito gratificante ver que o trabalho vem trilhando o caminho correto, pois temos mantido e até mesmo ampliado nossa participação nesse mercado, atendendo às demandas desde os trades até os baristas e consumidores finais”, comenta.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail [email protected].
Fonte: BSCA – Assessoria de Comunicação