Café: brasileiros fecham US$ 20 milhões em negócios na Specialty Coffee Expo

Imprimir
O Brasil foi representado por 29 empresários da cadeia produtiva do café na Specialty Coffee Expo 2023, principal feira do setor na América do Norte, realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), em Portland, Estados Unidos, de 21 a 23 de abril. Como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esses profissionais realizaram US$ 19,8 milhões em negócios no evento e têm a perspectiva para a concretização de mais US$ 100,1 milhões ao longo dos próximos 12 meses.

Na feira, o país teve um estande com bancadas de integrantes do projeto e um brew bar, que ofereceu cafés espresso e filtrado, de diversas origens produtoras brasileiras, ao público presente. No espaço, foram realizadas oito sessões de cupping, que contribuíram para evidenciar a qualidade e a diversidade dos grãos cultivados no Brasil, e os empresários nacionais realizaram 723 contatos comerciais, dos quais 417 foram com novos parceiros, que proporcionaram a concretização dos negócios presenciais e a estimativa de vendas futuras, que podem render os US$ 120 milhões estimados.

A presença no principal evento cafeeiro do maior consumidor global, conforme o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, é o preenchimento de um espaço que o Brasil deve manter e ampliar devido às oportunidades oferecidas, principalmente porque os Estados Unidos são os principais compradores dos cafés brasileiros, tendo importado, em 2022, cerca de 8 milhões de sacas do produto.

“Do total comprado pelos norte-americanos no ano passado, 20%, ou 1,6 milhão de sacas, correspondem a cafés especiais, o que evidencia que a qualidade, a diversidade e a sustentabilidade do produto do Brasil, que é o principal fornecedor aos Estados Unidos, vêm ao encontro do demandado pelos norte-americanos. É fundamental estreitarmos, cada vez mais, laços com os maiores consumidores do mundo e é muito gratificante ver que o trabalho vem trilhando o caminho correto, pois temos mantido e até mesmo ampliado nossa participação nesse mercado, atendendo às demandas desde os trades até os baristas e consumidores finais”, comenta.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail [email protected].

Fonte: BSCA – Assessoria de Comunicação