Autoridades se reúnem com produtores em Alfenas (MG) para avaliar medidas de socorro a danos por granizo

Imprimir

Representantes de entidades do agronegócio e produtores rurais de Alfenas e região se reuniram no Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas, para discutir as ações e alternativas para o setor após os prejuízos causados pelas fortes chuvas de granizo que atingiram a região.

Em julho de 2021 após uma forte geada, que atingiu várias lavouras de café no Sul de Minas foi realizada uma reunião em Alfenas com a presença da então Ministra da Agricultura Teresa Cristina, como publicado pelo O Alfenense.

A reunião emergencial foi organizada pela Frente Parlamentar do Café e pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas (Concafé). O Deputado Federal Emidinho Madeira, que é vice-presidente da Comissão da Agricultura da Câmara Federal destacou a importância da realização da reunião como forma de preparar as ações junto aos órgãos governamentais.

Emidinho Madeira ressalta que o primeiro passo seria realizar um levantamento da área atingida pelo granizo, e o segundo passo seria junto aos bancos buscar os recursos para atender a demanda de outras culturas atingidas, porque o café já tem o Funcafé, que garante uma proteção aos cafeicultores, o que não ocorre com as outras culturas como milho, soja, por exemplo.

Os agricultores terão que se adaptar as mudanças climáticas, sobretudo os produtores de outras culturas que são atingidos por seca, chuvas de granizo e geadas e não tem nenhuma proteção, como o já citado Funcafé, ressaltou Eidinho Madeira.

Amadeu Peloso vice-presidente do Sindicato dos produtores Rurais de Alfenas, destacou que a reunião é importante para que se aproxime o produtor rural das instituições governamentais para que o governo entenda e saiba das necessidades dos produtores rurais.

É necessário que se faça um levantamento de forma séria, com os dados corretos, para que estas próprias instituições governamentais, instituições financeiras e as entidades ligadas ao setor agrícola possam traças políticas públicas voltadas aos produtores rurais que vem desde o ano passado sendo prejudicados pelas alterações climáticas, com uma seca, depois uma geada e agora a chuva de granizo, ressalta Amadeu Peloso.

Amadeu Peloso enfatizou que há necessidade de que os produtores rurais devem se adaptar e que o começo e a mudança na forma como se proteger das alterações climáticas, como fazer seguro das lavouras e também da ação governamental em estar subsidiando estas garantias.

Otávio Martins Maia presidente da EMATER-MG, destacou que será feita ações de apoio e orientação aos produtores rurais como foi feita em 2021, quando a região foi atingida pela forte geada, o que prejudicou não só os cafezais, mas outras culturas, pequenos, médios e grandes produtores.

Será feito um levantamento do impacto destas perdas, quantos hectares foram atingidos em cada município e quantos produtores sofreram perdas. Estes relatórios da Emater, já são utilizados pelas instituições financeiras para promover renegociações, além de fazermos os laudos de perda individuais para os produtores que necessitam acionar um seguro. Para o pequeno produtor estamos emitindo o laudo de forma gratuita, destacou Otávio Maia.

Julian Silva Carvalho, assessor técnico da Secretária e Estado da Agricultura destacou que foram feitas reuniões com o sistema Faemg, Emater e suas vinculadas, e a Emater já está fazendo o levantamento das áreas atingidas e as culturas, para que já possamos preparar políticas públicas para atender aos produtores atingidos por esta chuva de granizo.

Carlos Augusto Galieta produtor de soja no município de Alfenas, relatou que teve perda total numa área plantada de 28 hectares. Para quem tem seguro de lavoura está garantido, mas quem não tem terá perdas incalculáveis e espero que está reuniam possa ser proveitosa e contribuir para atender as necessidades de todos os produtores rurais atingidos.

Fonte: O Alfenense (Por Américo Passos e foto de Gilson Leite) e vídeo de EPTV e g1 Sul de Minas