ATeG Café: produtores do Sul de Minas enviam amostras para o Cupping do SENAR

Imprimir

Segundo o supervisor do ATeG Marco Aurélio Gomes Schuffner, os produtores do Programa aguardam ansiosos esse momento, pois têm a oportunidade de mostrar o trabalho realizado e se destacarem para o mercado. “Os vencedores também podem efetivar excelentes vendas dos microlotes. Em 2019, por exemplo, a saca do café vencedor atingiu a marca de R$ 2.500,00”.

Para o também supervisor do Programa, Rodrigo Elias Batista Almeida, no concurso, o produtor tem o mapeamento de sua qualidade. “A expectativa dos produtores é ter o trabalho de um ano reconhecido através da premiação”. Rodrigo também ressalta que a versão 100% online do evento não trará nenhuma dificuldade para os participantes.

Cenário novo

O cenário de 2020 é totalmente diferente. Com a saca do café atingindo a marca dos R$ 600 / 650,00, muitos produtores optaram por vender antecipadamente a produção e não participarão do concurso. “Com o custo de produção em mãos o produtor sabe qual a melhor hora para comercializar e o mercado ofereceu bons preços para eles nesse momento”, ressaltou Marco.

Para o concurso de 2020, estão produtores de Cabo Verde, Alpinópolis, Alfenas, Ibiraci, Poço Fundo, Alterosa, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Paraguaçu, Bom Jesus da Penha, Guaranésia, São Tomás de Aquino e Muzambinho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Lílian Passos)