Angola participa na 110ª sessão da Organização Internacional do Café em Londres

Imprimir

Uma delegação angolana, chefiada pelo director-geral do Instituto Nacional do Café, João Ferreira, participa desde segunda-feira (4), em Londres, na 110ª sessão do Conselho Internacional do Café, para avaliar as acções da organização desenvolvidas em 2012 e perspectivar novas medidas para os próximos dois anos.

Durante quatro dias, os delegados vão discutir a admissão de novos membros, o relatório de prestação de contas e a situação do mercado do café a nível mundial.

No primeiro dia da reunião, os participantes avaliaram o empenho participativo dos Estados membros no Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, Promoção e Desenvolvimento do Mercado Cafeeiro no mundo e do Programa de Actividades da Organização, referente ao ano 2012/2013.

Dados estatísticos da Organização Internacional do Café, inseridos no Relatório Mensal sobre o Mercado Cafeeiro, em Janeiro de 2013, as exportações do "bago vermelho" totalizaram 9,7 milhões de sacos, 19,5 porcento acima do total exportado no ano passado.

Segundo a OIC, o total da produção dos países exportadores subiu para 37,9 milhões de sacas nos quatro primeiros meses do ano cafeeiro de 2012/13, representando um aumento na ordem de 15 porcento em relação ao mesmo período do ano transacto.

A OIC diz que o continente africano aumentou ligeiramente a sua produção, passando de 15,8 milhões de sacas em 2010 para 16,1 milhões em 2011.

O relatório da OIC aponta a Etiópia e o Uganda como os maiores produtores africanos de café. A Etiópia teve uma produção de 46,5 por cento e o Uganda com 20,4 por cento.

Fonte: África 21 Digital com Angop

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *