Análises da conjuntura mundial do setor cafeeiro são divulgadas em relatórios

Imprimir

Os documentos da OIC e do Bureau de Inteligência Competitiva do Café podem ser acessados no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café

Relatório sobre o mercado de café – A Organização Internacional do Café – OIC divulgou a edição de setembro do Relatório sobre o mercado de café em nível mundial. Segundo o documento, em agosto de 2015 as exportações contabilizadas pela Organização totalizaram 9,1 milhões de sacas, 2,6% menos que em agosto de 2014. Nos 11 primeiros meses do ano cafeeiro de 2014/15 (outubro a agosto) o volume exportado também caiu, de 104,8 milhões de sacas no mesmo período do ano cafeeiro anterior para 102,0 milhões, diminuindo 2,3% no caso dos Arábicas e 3,5% no caso dos Robustas.

O Relatório da OIC também analisa dados da terceira estimativa da safra brasileira de café 2015/16 elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. Segundo o documento houve redução de 2,2 milhões de sacas em relação ao volume estimado anteriormente, que agora é de 42,1 milhões, em uma área de 1,93 milhão de hectares. Assim, as quedas de produção, respectivamente, foram de 32,9 para 31,3 milhões de sacas (arábica) e de 11,3 para 10,9 milhões (robusta).

Em relação à cotação do café, segundo o Relatório, depois de uma pequena recuperação em agosto, os preços do café continuaram em declínio em setembro, pois a média mensal do indicativo composto da OIC caiu 6,7%, a maior queda mensal desde março. O valor médio mensal, de 113,14 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, foi o mais baixo desde janeiro de 2014. Mesmo assim, houve pequena recuperação dos preços diários no fim do mês de setembro.

Quanto à produção de café, o documento da OIC chama atenção para que, no início do ano cafeeiro de 2015/16, os produtores e demais agentes do agronegócio café devem acompanhar a evolução dos dados meteorológicos com particular atenção na estiagem em curso na América Central e no impacto potencial do El Niño nas principais regiões produtoras de café.

O Relatório da OIC, que está disponível no portal da Organização e também no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, traz, entre outras informações importantes do setor cafeeiro, dados sobre a produção, exportação, estoques, consumo e preços indicativos diários em nível mundial.

Relatório Internacional de Tendências do Café – O Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulga mais uma edição neste mês de outubro de 2015 do Relatório Internacional de Tendências do Café (vol.4 nº7). O documento, à semelhança da OIC, reúne, analisa e divulga dados e informações que podem subsidiar o planejamento e a tomada de decisão pelos agentes do setor produtivo do café.

O relatório, que está disponível no site do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, apresenta, em nível mundial, destaques do agronegócio café e tendências do setor, com foco na produção, indústria e cafeterias, entre outros temas. O relatório é produzido na Universidade Federal de Lavras – Ufla, uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Análises sobre produção, indústria e cafeterias – Segundo o Relatório do Bureau, a cafeicultura do Brasil é destaque não só na produção, mas também, e cada vez mais, no quesito sustentabilidade. O documento ressalta que a sustentabilidade é cada vez mais expressiva nas lavouras e atende às demandas dos grandes compradores internacionais. Dados de produção de cafés certificados mostram que o Brasil está bem posicionado nesse nicho de mercado. Em contrapartida, os concorrentes do Brasil, por sua vez, também buscam a sustentabilidade, elemento determinante para a competitividade da produção.

O Bureau destaca que o Brasil, além de ser o maior produtor de café em nível mundial, é também o maior fornecedor de cafés certificados do mundo, tendo inúmeros cafeicultores empenhados em adequar suas propriedades às diferentes normas e códigos de conduta vigentes ao adotar boas práticas agrícolas e de gestão. O Relatório mostra que, independentemente do selo ou programa de certificação adotado, a região do Cerrado Mineiro, em volume, é a maior fornecedora de cafés certificados no país. São muitos os programas de certificação e/ou verificação de cafés sustentáveis no Brasil, dos quais se destacam: UTZ certified, Rainforest Alliance Certified, Fair Trade, entre outros.

Como outro fato importante a destacar, o Relatório Internacional de Tendências do Café analisa também a participação no mercado de grandes empresas, torrefadoras e cafeterias em diversos países como Costa Rica, Brasil, Angola, Etiópia, China, Vietnam, Reino Unido, EUA, e outros, e aponta que as cafeterias especializadas alcançaram 19,1 bilhões de dólares de receita no ano de 2014, estabelecendo um comparativo com os anos de 2000 e 2009, quando arrecadaram, respectivamente, receita de 8,5 e 16,6 bilhões.

Relatório Internacional de Tendências Competitiva do Café – O relatório faz parte do Plano de ação do projeto do Consórcio Pesquisa Café denominado "Criação e Difusão de Inteligência Competitiva para Cafeicultura Brasileira". O projeto é financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e tem o objetivo de monitorar, analisar e difundir informações e indicadores relevantes para a competitividade da cafeicultura brasileira, bem como propor soluções estratégicas para os problemas enfrentados pelo setor.

Observatório do Café – Divulga, além do Relatório da OIC e do Relatório do Bureau, publicações das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café contendo dados, análises e informações sobre:  Resumo das Exportações Brasileiras de Café, do CeCafé, Levantamento da Safra de Café, da Conab; Informe Estatístico do Café e Valor Bruto da Produção, do Mapa; portfólio de tecnologias desenvolvidas pelo Consórciopublicações técnicas; Revista Coffee Science; dados completos sobre Safras e EstoquesConsumos e TendênciasEstatísticas, Cotações e AnálisesClipping mensal de notícias veiculadas na mídiaImagensVídeos e ÁudiosRede Social do CaféPublicações Técnicas e Relatórios de Atividades; e Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, entre outros.

 

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, a Organização Internacional do Café, o Bureau de Inteligência Competitiva do Café, o Relatório sobre o mercado de café, o Relatório Internacional de Tendências Competitivas do Café e o Observatório do Café, acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.ico.org/

http://www.icafebr.com.br/

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias/423-dados-mundiais

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/observatorio-do-cafe

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Café

Telefone: 61 3448-4010

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Telefone: 61 3448-4010

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel