A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) tem uma nova diretoria

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A produtora Carmen Lucia Chaves de Brito foi eleita a nova presidente. Ucha, como é conhecida, natural da cidade de Três Pontas, retorna à função que exerceu por dois anos, entre 2017 e 2019.

“Estou super feliz de quatro anos depois, estar assumindo novamente essa posição, agora junto com uma super diretoria. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a BSCA, de modo que possamos fazer a diferença ara todos os elos da cadeia que estão focados nos cafés especiais”, informou Ucha.

A Presidente da BSCA explica que a associação nasceu com o propósito de promover os cafés especiais brasileiros e mostrar para o mundo a excelência que a produção tem alcançado. Ela também esclareceu o que caracteriza um café como sendo especial.

“Nós seguimos critérios de caráter internacional para realizar uma avaliação sensorial e qualitativa desses cafés, considerando todos os quesitos e atributos sensoriais. Essa avaliação é metricamente avaliada com base em um sistema internacional, contando com profissionais habilitados para avaliar esses cafés”, explicou a presidente.

Carmen compartilhou também suas visões sobre as responsabilidades, expectativas dos produtores e os desafios que enfrentará em seu cargo de presidente. “Os desafios são reais e enormes. Há quatro anos, quando deixei a presidência da BSCA, nossa situação era uma, e hoje estamos em uma realidade completamente diferente. Isso é evidenciado pelo expressivo aumento da participação de mulheres no negócio de café especial. Ainda temos muito para avançar, construindo um caminho junto com todos os participantes do setor produtivo, as instituições e os órgãos dedicados a pensar a cafeicultura brasileira”.

Sobre os mercados internacionais que desempenham um papel crucial no consumo dos cafés especiais produzidos no Brasil, Usha destaca que o continente europeu é quem mais consome esses cafés. Além disso, os Estados Unidos, regiões da Ásia, como o Japão, a chegada da China, o mercado do mundo árabe e também um desafio que é a Índia.

Para os próximos passos, a nova presidente pretende chegar cada vez mais próximo do consumidor, estreitar os laços com os baristas e aproximar o produtor brasileiro desse grupo de profissionais.

Fonte: Play no Agro