Pesquisadores da EPAMIG participam de treinamento para extensionistas

Imprimir

Entre os dias 6 e 10 de maio pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) participarão do curso "Capacitação em Tecnologias Sustentáveis para Extensionistas da Emater-MG", no Polo de Excelência do Café, em Lavras.

O objetivo do treinamento é a atualização de 144 extensionistas da Emater-MG, de várias regiões do estado, na atividade cafeeira em tecnologias de produção; armazenamento; comercialização e gestão técnica financeira, social e ambiental. O treinamento será dividido em três módulos, conforme o nível de experiência dos técnicos em relação à cultura do café. De acordo com o coordenador técnico Estadual de Café da Emater-MG, Marcelo de Pádua Felipe, as novas tecnologias beneficiarão de imediato 7.500 cafeicultores de Minas Gerais.

Segundo o presidente da EPAMIG, Marcelo Lana, essa integração entre pesquisa, ensino e extensão é muito positiva: "O conhecimento nasce da pesquisa e é fundamental direcioná-lo para onde é preciso: o campo. Uma das formas de fazermos isto é exatamente através do extensionista.

Por isso a importância de capacitá-los e dividirmos com eles o nosso conhecimento. Seguindo orientação do Governador Antônio Anastasia a intenção é nos aproximarmos das empresas parceiras na agricultura, como é o caso da Emater-MG, para sermos um instrumento de transformação das realidades locais. Nossa gestão será direcionada a
levar a pesquisa e o conhecimento diretamente para o campo", explica.

Durante cinco dias de treinamento os extensionistas conhecerão mais sobre diversos assuntos, como pré e pós-colheita, qualidade do café, código florestal, nutrição do cafeeiro, colheita mecânica, certificação, georreferenciamento, dentre outros. Os pesquisadores da
EPAMIG Júlio César Souza e Vicente Carvalho palestrarão sobre pragas e doenças do cafeeiro. O pesquisador Gladyston Carvalho irá falar sobre o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, do qual a EPAMIG é fundadora.

O pesquisador Vicente palestrará sobre manejo das três principais doenças do cafeeiro, como ferrugem, phoma do cafeeiro e cercosporiose. "Vamos falar sobre alguns sintomas causados por agentes bióticos e abióticos no cafeeiro e ensinar a identificação desses sintomas no campo".

A Capacitação em Tecnologias Sustentáveis para Extensionistas da Emater-MG é organizado pela Embrapa Café, Emater-MG e Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Fonte: Ascom EPAMIG via Rede Social de Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto agen togel terpercaya dapurtoto bandar togel dapurtoto situs toto dapurtoto situs toto dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs togel online dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto bandar colok dapurtoto agen togel dapurtoto agen togel terpercaya dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto agen togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto