Indicações Geográficas do café no Brasil: região Mantiqueira de Minas

Imprimir

Mantiqueira de Minas é uma das áreas de Indicações Geográficas do Brasil

Para levar conhecimento aos nossos leitores, o Jornal do Café tem explorado o assunto Indicações Geográficas há algum tempo. O termo representa as ferramentas utilizadas para valorizar os produtos e itens produzidos em uma determinada região do país. Além disso, as IGs, como são chamadas, atribuem autenticidade ao local e valorizam as histórias e as culturas existentes por trás das atividades desempenhadas.

[Indicações Geográficas do café no Brasil: Caparaó, região sudeste do país]

Os produtos oriundos das IGs possuem autenticidade, rastreabilidade, segurança e qualidade. Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o café é o produto brasileiro com o maior número de Indicações Geográficas. Hoje, abordaremos a IG de Mantiqueira de Minas.

Conheça a Indicação Geográfica de Mantiqueira de Minas

Localizada no sul e sudeste mineiro, é uma das mais importantes produtoras de café especiais do país, possui uma área de 6.317,380 km² e compreende 25 municípios. O início da produção cafeeira na Mantiqueira de Minas data de meados do século XIX, quando os primeiros produtores iniciaram o cultivo de suas lavouras. A expansão da cafeicultura na região, porém, demorou mais de meio século para acontecer, tendo ocorrido a partir dos anos 1910.

A partir de 1990, iniciou-se um processo de aprimoramento da tecnologia cafeeira na região. O resultado foi o crescente reconhecimento do café no mercado internacional, em razão de sua qualidade e consistência. A produção na IG abrange uma área de cultivo de 56 mil hectares distribuídos entre 8,2 mil produtores, dos quais cerca de 80% são da agricultura familiar, com produção anual em torno de 1,2 milhão de sacas.

As variedades para a produção de café com selo de Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, obrigatoriamente, são todas da espécie Coffea arábica L., sendo as mais comuns: Bourbon, Acaiá, Catuaí, Icatu, Mundo Novo e Catucaí.

Os sistemas de produção envolvem boas práticas agronômicas, respeitando a atual legislação ambiental e social, além de prever a possibilidade do uso de sistemas de irrigação quando se fizerem necessários, aceitando, ainda, métodos de colheita manual ou mecanizada. O processo de produção do café industrializado obedece às fases de seleção de grãos, torrefação e moagem. O café torrado em grão ou torrado e moído deve ser, obrigatória e exclusivamente, produzido com café verde que atenda aos requisitos para uso do nome geográfico Mantiqueira de Minas.

Redação: Usina da Comunicação / Jornal do Café