Safras & Mercado estima colheita de café 2022/23 do Brasil em 66%

Imprimir
A colheita de café da safra brasileira 2022/23 está em 66% até o dia 19 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, o índice era de 59%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2022/23, de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 40,31 milhões de sacas até o dia 19 de julho.

A colheita está atrasada em relação ao ano passado, quando 69% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados contra à média dos últimos 5 anos, que é de 73%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil segue em bom ritmo, mas os trabalhos continuam atrasados. A oferta de café novo nas praças de negociação ainda é relativamente pequena. O beneficiamento mais lento e, especialmente, a postura do produtor, que mais capitalizado segura as suas vendas, ajudam a explicar a pouca disponibilidade, diz. Ele coloca que o clima deve continuar favorável. À exceção de previsão de chuvas isoladas no Espírito Santo e Bahia, o tempo deve seguir seco e com temperaturas acima da média até o final de julho sobre o cinturão cafeeiro, o que é positivo para o andamento dos trabalhos de colheita e secagem da safra 2022.

A colheita de arábica alcança 57% da produção, ligeiramente abaixo dos 69% de igual época do ano passado e também aquém dos 65% de média dos últimos 5 anos para o período. O perfil preliminar da qualidade continua muito positivo, tanto para bebida como para o percentual de peneira, comenta o consultor.

Já os trabalhos com conilon começam a se encaminhar para o fim e chegam a 82% do potencial da safra. Ainda abaixo dos 87% em igual época do ano passado e especialmente dos 92% de média de 5 anos para o mesmo período. Muitos produtores devem terminar a colheita de conilon até o final de julho, destaca Barabach.

Fonte: Agência Safras & Mercado