3ª Alta Café tem pré-balanço positivo e alcança R$ 100 mi em dois dias

Imprimir
Com novo layout, ampliação da área de exposição e a participação de empresas representando toda a cadeia produtiva do café, terminou nesta quinta-feira, 23 de março, com balanço positivo a 3ª Alta Café – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana, que neste ano trouxe o tema ‘Do grão à xícara’. Só nos dois primeiros dias, o ‘evento da cafeicultura’ registrou R$ 100 milhões em negócios prospectados. Já em relação ao público, a movimentação também foi positiva. Durante os três dias de feira, 10 mil pessoas passaram pelo Clube de Campo da Franca interessadas em fazer negócios. O volume total da 3ª Alta Café será divulgado posteriormente pela organização.

“Estamos recebendo os retornos de orçamentos e contratos finalizados e o retorno tem sido muito satisfatório. Com certeza iremos superar mais uma vez a expectativa de negócios”, afirmou o presidente da Alta Café, José Henrique Mendonça.

Sobre o público presente, apesar de ter ficado abaixo do previsto inicialmente – a expectativa era de 12 mil pessoas, Mendonça destacou o fato da feira ser nichada. “Não tivemos turistas. Fizemos uma feira voltada para quem é do café, do agronegócio. Percebemos que todo mundo se conhece”.

A feira organizada pela AEAGRO (Associação dos Empreendedores do Agronegócio da Alta Mogiana) juntamente com o Sindicato Rural de Franca começou na terça-feira, 21, com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth e do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira. Na solenidade oficial de abertura, a importância do setor cafeeiro para a economia paulista e brasileira, e a necessidade de segurança para o produtor rural, combatendo invasões ilegais de propriedades deu o tom dos discursos. As autoridades inclusive, assinaram um termo de compromisso com o setor.

Neste ano, a 3ª Alta Café reuniu 120 expositores e 200 marcas desde mudas para lavoura de café, insumos, equipamentos de irrigação, energia solar, agricultura de precisão, máquinas, peças e acessórios agrícolas e cafés especiais, além da participação de instituições financeiras. Entre as novidades, houve a realização de mini palestras, workshops, degustação de cafés e até uma competição de baristas.

“Muitos expositores já estão reservando espaço para 2024 e pedindo ampliação dos estandes, inclusive também estamos tendo procura de novas empresas que querem estar conosco no próximo ano”, adiantou o presidente da feira.

A atual edição teve patrocínio master da Coopercitrus e ouro do Banco do Brasil e da Dedeagro.

4ª Alta Café

Para 2024, a organização da Alta Café já estuda mais novidades, principalmente em relação a infraestrutura que além de ampliada, deve receber outras melhorias. “Vamos avaliar o layout implantado neste ano e ouvir a opinião dos expositores sobre o que podemos mudar para a próxima edição”, disse José Henrique Mendonça. A previsão é que a 4ª Alta Café aconteça na segunda quinzena de março de 2024.

Fonte: Casa da Comunicação Franca e fotos de Marcos Limonti/Alta Café