2º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica é nesta quarta-feira (08)

Imprimir
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8), será realizado o 2º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica, evento que reúne produtoras de café da região do entorno de Poços de Caldas. O encontro será promovido na Fazenda Santa Maria, em Águas da Prata-SP, e é fruto da parceria entre Sebrae Minas e Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica.

Cerca de 8 mil mulheres estão envolvidas direta ou indiretamente na cafeicultura na região composta por 12 municípios mineiros e paulistas. Diante desse cenário, o encontro tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres no mercado cafeeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas. 

As palestras programadas para o evento serão ministradas somente por mulheres especialistas no setor. Cerca de 200 empreendedoras da cadeia do café – desde as que atuam em lavouras até em torrefadoras, cafeterias e empórios – deverão participar do encontro. Serão 13 atividades, entre palestras, painéis e workshops, que abordarão temas como técnicas e métodos de preparo do café, cultivo, fermentação, drinks a base de café, associativismo e cooperativismo. 

De acordo com o analista do Sebrae Minas Ivan Figueiredo, o objetivo do evento é destacar os resultados da atuação das mulheres no comando dos negócios do setor na região. “A ideia do encontro surgiu devido ao aumento do número de mulheres atuando na cafeicultura da região vulcânica. A presença delas sempre foi marcante, sejam sozinhas ou acompanhadas de suas famílias. Por isso, é uma forma de valorizar, reconhecer e incentivar a participação de mais mulheres no agronegócio”, explica.

O evento também tem o apoio da Prefeitura de Águas da Prata, Sebrae São Paulo, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Sindicato Rural de São João da Boa Vista, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal do Sudoeste de Minas e Emater. 

Região vulcânica

A região está em uma área conhecida como caldeira vulcânica – onde se acredita que há milhares de anos existiu um vulcão. Hoje, no local está situada a cidade de Poços de Caldas. O território tem altitudes que variam entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar, sendo formado por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais, e Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, no Estado de São Paulo. 

Atualmente, a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica conta com cerca de 12 mil produtores, entre homens e mulheres, sendo que 70% deles são da agricultura familiar. A marca “Cafés da Região Vulcânica”, projeto liderado pelo Sebrae Minas, foi lançada, oficialmente, em 2020, durante a Semana Internacional do Café (SIC).

Fonte: Sebrae via Poços Já