24 de Maio – Dia Nacional do Café: veja curiosidades sobre a cultura

Imprimir

Você sabia que…

● As primeiras mudas de café foram trazidas da Guiana Francesa para o Pará em 1727, pelo oficial português Francisco Melo Palheta. Desde então, o café praticamente fez o país, criando cidades e gerando riqueza por onde passou. Cultura nômade a princípio, do Pará o café foi para o Rio de Janeiro e de lá, seguiu para o Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo e, via Serras Fluminenses, conquistou Minas Gerais e, em seguida, Paraná e Espírito Santo.

● Até os anos 50, o café respondia por mais de 60% das divisas brasileiras. A industrializa-ção do País perseguida pelo presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) foi financiada em grande parte com o dinheiro obtido com a exportação desse produto agrícola. Economica-mente, o café não tem mais o peso na balança comercial que teve até aquela década, o que mostra que o Brasil cresceu, deixou de ser agroexportador e hoje comercializa de aeronaves a bens de capital e de consumo, assim como produtos agrícolas diversificados. Mas a importância do produto na economia do País continua inquestionável: o Brasil é o maior produtor de café do mundo, com a safra de 2014 estimada pela Conab entre 44,57 milhões e 50,16 milhões de sacas, e o maior exportador, detendo cerca de 30% do market-share. E ainda representa o segundo maior mercado consumidor, com mais de 20 milhões de sacas, após os EUA (que consomem entre 21 e 23 milhões de sacas/ano).

● O agronegócio café é integrado por uma rede imensa de agentes, incluindo agrônomos e pesquisadores; possui uma estrutura comercial e exportadora ágil e apta a fazer fluir com rapidez qualquer volume de safra; têm um parque industrial pronto para atender tanto a demanda de café torrado e moído quanto de café solúvel, e possui uma base produtora que a cada dia revela sua altíssima qualidade, dados os investimentos realizados pelos cafeicultores. Além disso, o agronegócio conta com parceiros em todas as áreas, que são os fornecedores de insumos, máquinas e serviços, de um lado e, de outro, os profissionais do comércio, como supermercados, cafeterias, panificadoras, bares, hotéis e restaurantes.

● Pode-se dizer que nenhuma outra lavoura gerou tantos benefícios ao País quanto o café. Inspirou gênios como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Djanira, e patrocinou grandes eventos, como a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, que mudou radicalmente a arte brasileira.

● O café faz bem para a saúde. Estimula o raciocínio, a memória, aumenta o estado de vigília. É uma bebida social, que aproxima e faz amigos. E o ato de tomar café pode significar uma prazerosa pausa na correria que se vive no trabalho, em casa ou na escola.

● Todo dia é dia de café, de Norte a Sul do Brasil. Mas no Dia 24 de Maio é a vez de indústrias, produtores, exportadores, cooperativas, jornalistas, artistas, escritores e consumidores retribuírem com uma homenagem especial a essa fonte inesgotável de prazer, aroma e sabor.

Fonte: Tempo de Comunicação para ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café (Jorn. Resp.: Marília Moreira (MTb 11.381))

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

dapurtoto

dapurtoto

dapurtoto

bo togel terpercaya

link togel

bandar togel resmi

situs togel terpercaya

situs togel resmi

bo togel

situs togel online

10 situs togel terpercaya

situs togel tereprcaya

5 bandar togel terpercaya

bo togel terpercaya

agen togel online

agen toto

bo togel terpercaya

agen toto

situs toto

agen toto

bandar togel resmi

bo togel terpercaya

situs toto 4d

situs toto

bo togel terpercaya

situs toto togel