1º Encontro Brasileiro de Degustadores apresenta visão ampla do setor cafeeiro

Imprimir
Entre os dias 6 e 10 de junho, a cidade de Cacoal, Rondônia, conhecida como a “Capital do café na Amazônia”, foi palco do 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Café. O evento, inédito, incentivou os participantes a conhecerem e avaliarem a qualidade dos cafés brasileiros, em toda a sua variedade de aromas e sabores.

O Encontro, organizado pela EMBRAPA, IFES – Campus Venda Nova do Imigrante e CAFERON, com o patrocínio da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), foi uma oportunidade de troca de experiências entre os renomados especialistas que compõem os diferentes elos da produção e transformação do café no Brasil e no mundo. Mesas redondas, palestras e oficinas discutiram o estado da arte da cafeicultura de qualidade, e seus protocolos de degustação. A proposta é que, além das trocas de experiências, esse evento promova uma verdadeira imersão nos valores socioculturais, agronômicos e ambientais do setor cafeeiro.

Enrique Anastácio Alves, Pesquisador da EMBRAPA Rondônia, declarou que um dos motivadores para a reunião era aproximar baristas e degustadores do setor produtivo: “Nossa ideia era promover o relacionamento de todo o ramo, de fazer com que esses profissionais tivessem um contato maior com outras partes do segmento.” O profissional reforçou ainda o aspecto eclético da ocasião, com os visitantes tendo uma visão geral da indústria, apresentando desde métodos de colheita, perfis de produtores, até chegar a ponta final da cadeia.

Metodologia de degustação do PQC foi apresentada pela ABIC no 1º Encontro Brasileiro de Degustadores 

Além do patrocínio, a ABIC realizou uma degustação de cafés pela metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC), conduzida pela especialista Camila Arcanjo e por Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade da Associação. Os participantes puderam perceber as diferenças entre as diversas categorias de qualidade, além de provarem um café 100% Robusta, certificado como Gourmet no PQC.

Aline afirmou que levar esse método para o 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Café foi muito importante, pois é a única metodologia do mundo que avalia o produto final, e que promove o consumo de qualidade: “No evento, conseguimos atingir toda a cadeia, desde o produtor, pesquisadores, especialistas até o consumidor final. Estamos unindo forças com o objetivo de melhorar os cafés que estão sendo ofertados para os brasileiros.” Enrique Alves destacou que a presença da ABIC foi vital: “Queríamos dar ênfase no que a Associação vem preconizando como metodologia de qualidade”. Para aqueles que se interessarem em saber um pouco mais do que aconteceu no 1º Encontro Brasileiro de Degustadores, o canal da EMBRAPA no YouTube contém algumas das palestras na íntegra.

Fonte: Jornal do Café e foto de Sérgio Parreiras Pereira