Uganda: seca pode reduzir produção de café em 2013/14

Imprimir

A atual seca nas principais regiões produtoras de café de Uganda está prejudicando o desenvolvimento dos novos pés e pode afetar o rendimento na safra 2013/14, informou nesta segunda-feira a Autoridade para o Desenvolvimento do Café do país (UCDA, na sigla em inglês).

Em relatório, a UCDA disse que as áreas produtoras nas regiões central e leste do país estão enfrentando clima excepcionalmente quente e seco nos últimos meses. As duas regiões são responsáveis por 55% da produção de Uganda, maior produtor africano de robusta.

"O clima hostil pode afetar o desenvolvimento das cerejas de café e, consequentemente, reduzir o volume e a qualidade do café a ser colhido na próxima safra", disse a UCDA. A temporada de café em Uganda vai de outubro até setembro.

A seca ameaça reverter os avanços registrados pelo setor de café na safra atual. Segundo dados da UCDA, as exportações em 2012/13 até junho somam 2,64 milhões de sacas de 60 quilos, um aumento de 31% ante o mesmo período do ano anterior. Fonte: Dow Jones Newswires.

Agência Estado
Angelo Ikeda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *