Uganda: exportação de café avança 19% ante agosto e 2014

Imprimir

As exportações de café de Uganda avançaram 19% em agosto, na comparação com igual mês do ano passado, informou a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira. Foram embarcadas 320,3 mil sacas de 60 quilos de café no mês passado, ante 268,03 mil sacas em agosto de 2014.

Esta foi a terceira alta consecutiva, com as exportações da commodity no acumulado se recuperando após sete meses de queda. Os agricultores do país começaram a vender volumes maiores de seus estoques no encerramento da colheita da safra principal de café nas regiões sul e oeste do país. O tempo ensolarado em agosto foi benéfico para o amadurecimento e secagem dos grãos, afirmou a UCDA.

No acumulado dos 11 meses do ano safra, iniciado em 1º de outubro do ano passado, foram exportadas 3,17 milhões de sacas, uma queda de 3,6% na comparação anual. Em compensação, a receita obtida com as exportações avançou 4%, para US$ 381 milhões.

Os embarques na safra atual foram projetadas em 3,45 milhões de sacas, leve queda ante as 3,5 milhões de sacas exportadas na temporada anterior. A redução é reflexo da seca que atingiu o país no início do ano. Uganda é o principal exportador de café da África.

Fonte: Dow Jones Newswires com Agência Estado via CNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *