TNT: o latte art conquista o Brasil

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Em uma noite de quinta-feira a descontração toma uma das unidades do Suplicy Cafés Especiais, em São Paulo (SP). É a última quinta do mês e um evento reúne baristas por um único interesse: derramar um pouco de leite em xícaras de espresso e formar desenhos, os latte art. Trata-se de um caffè latte, que consiste em completar uma ou duas doses de espresso com leite vaporizado. A competição, que acontece em diversos lugares do mundo, sempre às quintas, é chamada Thursday Night Throwdown (TNT).

A disputa é realizada com apostas, o que a difere de outras competições de latte art. No caso do TNT, tudo parece informal, mas não se enganem: os competidores levam o torneio cada vez mais a sério. Após as inscrições e o pagamento de uma “aposta” de R$ 10 por participante, são organizadas chaves com dois competidores cada, até que sobrem apenas dois finalistas. Os jurados, escolhidos na hora, não podem ver quem está “desenhando”, mas logo são chamados e, com xícaras lado a lado, decidem qual o melhor desenho.

Danilo Lodi, da Da Vinci Gourmet, um dos jurados da noite, explica o que avaliar: “Olhamos o arco de café que se forma em volta da xícara, o brilho, o desenho bem formado, o contraste entre o leite e o café”. Para quem está longe do balcão, a transmissão ao vivo pode ser conferida por uma televisão no local. O vencedor leva para casa a bolada arrecadada com as apostas, além de prêmios em produtos ou em dinheiro, doados por patrocinadores.

ATLANTA: INSPIRAÇÃO

Entre os desenhos é preciso técnica, mas a criatividade também está em jogo. São tulipas, corações, rosettas e até mesmo ursos e cachorros. A inspiração para o evento em São Paulo veio de Atlanta (EUA), explica o gerente geral do Suplicy, Richard Kumagai: “Fomos a um campeonato mundial de baristas em Atlanta e um dia antes da fi nal estávamos reunidos em uma das melhores cafeterias de lá, onde acontecia uma competição de TNT. Eram cerca de 60 competidores que pagaram 5 dólares cada um para se inscrever”, conta. “Na volta, resolvemos fazer o evento no Brasil, e hoje o TNT acontece toda última quinta-feira do mês, com início às 19 horas, para que qualquer pessoa possa brincar um pouco e ver como se faz latte art. Por volta das 22 horas a competição começa”, completa Marco Suplicy, dono da marca, entre palpites sobre os desenhos dos participantes da competição. Para Marco, o evento deveria acontecer em diversas casas especializadas em cafés.

Se a inspiração dos brasileiros veio do Octane Coffee, em Atlanta (EUA), então onde Ben Helfen, chefe do Octane e membro do conselho executivo do Barista Guild of America, se inspirou? “Em 2008 competi na Millrock Latte Art Championship, em Washington. Entrei na competição no último minuto e não estava esperando ir muito longe, mas eu queria me divertir de qualquer jeito. Surpreendentemente, fui para as fi nais e acabei ganhando a coisa toda, que tinha um prêmio de 5 mil dólares. Depois da competição aconteceu um encontro informal de latte art no Counter Culture Training Center, em Washington.”

Ben conta que o clima era muito descontraído, todos bebendo e tendo bons momentos praticando o free pouring [desenho usando a leiteira] apenas por diversão, para ver quem era o melhor. “Toda a viagem, com a Millrock Latte Art Championship e o free pouring realmente me inspiraram. Eu voltei para Atlanta querendo que aquela sensação boa continuasse, então, com a ajuda da minha colega de trabalho M’lissa Owens, criei o Thursday Night Throwdown. Nós fazemos a competição às quintas-feiras, e achamos que TNT era uma abreviação divertida e pegou.” No Octane o torneio acontece às segundas quintas-feiras de cada mês.

COMUNIDADE DO CAFÉ

Ben percebeu que, com o passar dos anos, os baristas estavam evoluindo por praticar o latte art com o objetivo de ganhar conceito e respeito em Atlanta. “Um latte com uma bela arte ainda pode ter gosto horrível. Eu acho que para muitos baristas, preparar um bom latte é a base que eles precisam para começarem a se tornar melhores profi ssionais. Então, a importância do evento é construir uma comunidade do café em Atlanta. Nós estamos todos nos comunicando e nos encontrando. Podemos aprender uns com os outros e continuar a evoluir na direção da perfeição”, conta. A mesma evolução está acontecendo no Brasil, onde há a preocupação também com a qualidade dos cafés utilizados para se fazer um bom caffè latte.

Um dos personagens reais que ilustram essa evolução foi o vencedor do TNT de agosto, no Suplicy, Warner Fernandes. Ele conta que é preciso praticar muito. “Iniciei meus treinos há oito meses, enquanto trabalhava em uma das unidades do Suplicy. Gastava muito leite, vários litros por dia somente em treinos. O Marco sempre investiu em seus funcionários e não se importava com esse gasto, desde que estivéssemos treinando para atender melhor os clientes.”

Foi a primeira vez que Warner venceu um TNT, sendo a terceira vez que competiu. Sem esconder a emoção, o garoto de apenas 22 anos confessou que o prêmio vai ajudar no custeio da mensalidade da faculdade de fisioterapia, mas que o clima de amizade da competição é o mais importante. “É preciso empenho e dedicação, mas na hora de competir, todos se divertem muito em um clima verdadeiro de amizade. O café representa muito na minha vida.”

ONDE ROLA:

São Paulo

Onde: Suplicy Cafés Especiais – Alameda Lorena, 1430 – Jardins

Quando: Toda última quinta-feira do mês

Onde: Sophie Café – Rua Tabapuã, 961 – Itaim Bibi São Paulo – SP

Quando: Dia 30/05 às 20h.

Curitiba

Onde: Lucca Cafés Especiais – Rua Ébano Pereira, 19, Centro, Curitiba, PR

Quando: Toda última quinta-feira do mês

Salvador

Onde: Café Feito a Grão – Shopping Iguatemi, Avenida Tancredo Neves, 148, Piso L3

Quando: Toda última quinta-feira do mês

Rio de Janeiro

Onde: Besi Café – Rua do Carmo, 61 – Centro

Quando: Toda última quinta-feira do mês

Brasília

Onde: Café com Vinil, 713 norte (haverá revezamento entre as cafeterias sede)

Quando: Toda última quinta-feira do mês

 

Texto: Gisele Coutinho
Fonte: Revista Espresso

 

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