Terça-feira de calor e chuva em boa parte do país

Imprimir

Fevereiro começa com chuva em boa parte do Brasil. De acordo com a SOMAR Meteorologia, apenas em partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, o tempo permanecerá seco e ensolarado.

Celso Oliveira, meteorologista da SOMAR, ressalta para os temporais no Rio Grande do Sul. Segundo Celso, a Campanha Gaúcha, sul do Estado, área bastante castigada pela estiagem, poderá ser a mais beneficiada pelas chuvas, com acumulado em torno dos 35mm em Bagé e de 45mm em Jaguarão. Segundo a SOMAR, há mais de 20 dias, não chove desta forma sobre as duas cidades.

Também há previsão de chuva forte em boa parte do litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre e fronteira com a Argentina. Além dos intensos temporais, a SOMAR destaca as fortes rajadas de vento, em função da formação de uma área de baixa pressão atmosférica. As rajadas passam dos 70km/h no oeste do Estado durante a manhã. Durante a tarde, os ventos de mais de 70km/h, atingem Bagé, Alegrete, São Gabriel e Santa Maria. Em Porto Alegre, a velocidade desses sistemas superam os 55km/h, especialmente entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira.

Além do Rio Grande do Sul, o intenso calor causa temporais localizados à tarde sobre Santa Catarina, Paraná (CURITIBA) e São Paulo (INCLUSIVE CAPITAL). Já as chuvas previstas sobre o Centro-Oeste, Norte e Nordeste estarão associadas a áreas de instabilidade. Celso destaca ainda para os temporais que atingem as Capitais Porto Velho, Manaus, Belém, Palmas, João Pessoa e Recife.

De acordo com a SOMAR, o calor predomina em boa parte do Brasil, independentemente da previsão. Apenas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e entre o Amazonas e Rondônia, o tempo permanecerá abafado, porém com temperatura máxima mais baixa em relação às demais áreas do país.

Fonte: Tempo Agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *