Tempo: Semana começa com muito frio sobre o Centro-Sul do Brasil, mas geadas são pontuais

Imprimir
Conforme previsto nos últimos dias, uma forte onda de frio tomou conta da região Centro-Sul do Brasil a partir da semana passada, mas com mínimas representativas na madrugada desta segunda-feira (21). Apesar das preocupações com geadas, os relatos iniciais de produtores consultados pelo Notícias Agrícolas são de perdas pontuais. O frio segue sobre o país neste início de semana.

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que as dez menores temperaturas do Brasil ontem (20) foram registradas na região Sul, são elas: São Joaquim (SC): 2,1°C, São Mateus do Sul (PR): 2,4°C, Irati (PR): 2,8°C, São José dos Ausentes (RS): 3,0°C, Inácio Martins (PR): 3,1°C, Cruz Alta (RS): 3,2°C, Ventania (PR): 3,4°C, Santo Augusto (RS): 3,9°C, General Carneiro (PR): 4,5°C e Bom Jesus (RS): 4,6°C.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 45 horas (21/05 a 23/05) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 45 horas (21/05 a 23/05) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Fotos postadas em redes sociais e enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas mostram que as geadas, nos locais em que ocorreu, causaram perdas pontuais no café. Ainda não há informação de danos em plantações de milho, cana-de-açúcar, sorgo, feijão e girassol. Ainda assim, algumas dúvidas com a safra continuam uma vez que o frio deve continuar nesses primeiros dias da semana.

“A produção de milho deve ser bastante impactada pelo clima neste ano, mesmo com a volta da chuva. A perspectiva é que a quebra de milho, em relação à safra passada, seja bastante significativa variando de 5 a 30%, dependendo da região a ser monitorada”, disse a Climatempo. Nos últimos dias, chuvas e ventos fortes atingiram lavouras do cereal no Sul e já causaram perdas. Antes, as plantações apresentavam déficit hídrico.

Lavoura de café atingida por geada no Cerrado Mineiro - Foto: Marcelo Paterno Lavoura de café atingida por geada no Cerrado Mineiro - Foto: Marcelo Paterno Geada em Patrocínio (MG) - Foto: Nivaldo do AmaralGeada em lavoura em São Carlos (SP) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Geada em lavoura em São Carlos (SP) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Geada em lavoura em Rio Paranaíba (MG) - Foto: Reprodução/Redes SociaisGeada em lavoura em Rio Paranaíba (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Geada em lavoura de café em Bom Jesus da Penha (MG) - Foto: Alexandre Marotti

Em entrevista nesta manhã, Osmar Pereira Jr., presidente do Sindicato Rural de Patrocínio (MG), explicou que uma geada de média intensidade foi registrada na região na madrugada desta segunda-feira (21). Outras cidades do Cerrado de Minas Gerais também foram atingidas. No entanto, segundo o representante da entidade, os prejuízos serão avaliados nos próximos dias.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia adiantado na última quarta-feira (16), que, a partir da sexta-feira (18), uma nova frente fria deveria provocar chuvas no Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, acompanhada de um declínio significativo de temperaturas, que não se restringem ao Sul. A meteorologista, inclusive, alertou para a possibilidade de geadas.

 

Chuva se aproximando na Fazenda Figueira, em Jóia (RS)
Chuva se aproximando na Fazenda Figueira, em Jóia (RS)

Sol nascendo em Sulina (PR). Envio Cristiano Willenborg
Sol nascendo em Sulina (PR). Envio Cristiano Willenborg

Café em Campestre (MG). Envio de Rogério Nery, da Coffee Trader Lucaffé Brazil
Café em Campestre (MG). Envio de Rogério Nery, da Coffee Trader Lucaffé Brazil

Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *