Superintendente do MTE participa de encontro com produtores e lideranças em Varginha

Imprimir
O Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), João Carlos Amorim, esteve em Varginha nesta quinta-feira (9/3) em um encontro com produtores rurais, empresários e trabalhadores da região. O representante esteve acompanhando do deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB). O objetivo do evento foi discutir a fiscalização no cumprimento da Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) nos setores produtivos locais. O encontro foi organizado pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Sul de Minas (Assul), Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, e cooperativas Minasul e Cocatrel.

O presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG, Archimedes Coli Neto, e o diretor e líder do grupo de armazenadores da entidade, João Aparecido da Silva, participaram da reunião. Na oportunidade, falaram sobre as questões trabalhistas na área de café e sobre formas de empilhamento de big bags em cooperativas e armazéns. O delegado regional do Trabalho em Varginha, Mário Ângelo Vitória, também participou do encontro e esclareceu dúvidas sobre a atuação do MTE na cidade de Varginha e região.

De acordo com o presidente da Assul e do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, Arnaldo Bottrel Reis, o encontro foi muito proveitoso. “Queremos com isso uma aproximação com o Ministério do Trabalho e o parecer sobre alguns pontos conflituosos da CLT. Para os produtores rurais, o principal problema é a interpretação da Normativa NR-31 que regulamenta as atividades da agricultura, agropecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. Ela é muito complexa e de difícil entendimento”, justificou.

Veja fotos do evento logo abaixo:
Superintendente do MTE participa de encontro com produtores e lideranças em Varginha

Segundo o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, essa é uma excelente oportunidade para estreitar a relação do órgão com empregadores e trabalhadores. “Essa não é uma relação muito fácil. Sabemos que há excessos de parte a parte: tanto do ministério, com fiscalizações rigorosas, quanto de patrões que desrespeitam o trabalhador. Tudo isso acaba prejudicando o crescimento da economia. O desenvolvimento Sul de Minas depende do equilíbrio entre as duas partes porque isso afeta a geração de emprego e de renda”, relatou o parlamentar.

O próximo encontro dos representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) será nesta sexta-feira (10/3), a partir das 10h no Teatro Municipal Sebastião Furlan em São Sebastião do Paraíso. Informações pelo telefone (31) 2108-5818. O evento é aberto ao público e serão abordados assuntos que envolvem todas as classes de trabalhadores.

Fonte: Ascom CCCMG (Por Luiz Valeriano) com informações da Ascom Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB)
Fonte do vídeo: TV Princesa
Fotos: Luiz Valeriano / Ascom CCCMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *