Sul e sudoeste de Minas apresentam geada fraca nos cafezais

Imprimir

Apesar das baixas temperaturas registradas nesta madrugada e o trabalho dos técnicos das cooperativas do Sul e sudoeste de Minas Gerais ainda não ter terminado, já é possível constatar que as perdas das lavouras não causaram maiores prejuízos no bolso do produtor.

Na região de abrangência da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso), o departamento técnico informou que “a geada foi amena, queimando mais a parte chamada de ‘capote’ da planta, ou seja, a ponta superior do pé de café”.

Ainda segundo o departamento técnico da Cooparaiso, “a ocorrência de geada só não foi mais forte, e não queimou mais os cafezais por causa da umidade do ar, que estava alta. A combinação de baixas temperaturas com umidade alta e neblina ajuda faz com que a planta não seja muito prejudicada e foi essa combinação que aconteceu na região”.

A ocorrência maior de geada se deu em baixadas, atingindo lavouras mais novas. Essa informação também foi confirmada pelo gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Joaquim Goulart de Andrade. Ele disse que “só as áreas de baixada foram atingidas pela geada, que possuem lavouras com plantas mais novas. Por isso ainda não é possível contabilizar os prejuízos”, disse o gerente.

Na madrugada de segunda para terça feira (28) os termômetros registraram 0,5 graus em Guaxupé e 0,3 graus na região de Cabo Verde. Na região de Poços de Caldas, a tradicional Fazenda Recanto registrou temperaturas negativas na mesma madrugada, com – 0,2 graus.

As estações da Cooparaiso registraram temperaturas um pouco mais altas. Em São Tomás de Aquino, às 6h45 da manhã, os termômetros marcavam 4,9 graus; em Altinópolis, no mesmo horário, foi observada a temperatura de 1,8 graus e em São Sebastião do Paraíso, às 5 horas da manhã, a marca era de 1,2 graus.

Fonte: Coffee Break

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *