Starbucks fecha acordo com Square para pagamentos via smartphones

Imprimir

A Starbucks anunciou que está investindo 25 milhões de dólares na startup de pagamentos Square. Com a novidade, os seus clientes poderão usar um aplicativo específico para comprar café em suas lojas a partir do próximo trimestre.

Como parte do acordo, a Square vai processar transações via cartão de crédito e débito nas lojas dos Starbucks, uma ação que reduzirá os custos de processamento de cartão de crédito da gigante dos cafés, além de expandir a escala de atuação da Square. Cerca de 7 mil lojas da Starbucks nos Estados Unidos começarão a usar o sistema da Square nos próximos meses.

A Square anunciou que mais de 2 milhões de clientes de pequenas empresas dos EUA atualmente pagam a ela uma taxa padrão de 2,75% de processamento quando passam cartões de crédito e débito por um leitor do tamanho de um selo que pode ser ligado a um smartphone para enviar dados de transações via wireless.

O processo da Square é uma alternativa aos sistemas de pagamentos móveis como Google Wallet e a ainda inédita rede ISIS, que será focada em smartphones equipados com chips NFC (Near Field Communications) para transmitir dados para um terminal NFC em uma loja para processar uma transação.

A Apple também estaria desenvolvendo um aplicativo de pagamentos mobile para o próximo iPhone. O novo smartphone da companhia usará tecnologia Bluetooth 4.0 para transferir pagamentos.

Startup Square fornece pagamento via leitores portáteis (foto) ou por leitura de código de barras, como será com o Starbucks

A Starbucks já oferece escaneamento óptico de códigos de barras nas plataformas iOS e Android.

A Square consegue cobrar taxas de transação mais baixas das pequenas empresas do que sistemas de pagamento tradicionais por causa dos acordos que possui com bancos e empresas de cartão de crédito, afirmam analistas.

Vale notar que os clientes do Starbucks não precisarão passar um cartão de crédito pelo leitor da Square ligado a um smartphone ou outro aparelho para comprar café. Em vez disso, eles precisarão baixar um aplicativo Pagar com Square para um aparelho Android ou iPhone. Quando o aplicativo é aberto, o consumidor toca em uma aba e aparece um código de barras bidimensional que pode ser escaneado no balcão da cafeteria, explicou um porta-voz da gigante de cafés de Seattle.

A parceria também significa que os clientes eventualmente poderão usar o Square Directory a partir de seus aparelhos móveis para encontrar outras pequenas empresas próximas usando a tecnologia.

A Starbucks não revelou quanto espera que a nova tecnologia signifique em reduções para os seus custos de transações de cartões de crédito e débito.

Fonte: IDG Now

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *