Soluções para a cafeicultura brasileira em debate no 13º Agrocafé

Imprimir

Estoques mundiais em baixa, preços em alta, clima favorável, mas, agricultor brasileiro descapitalizado para aproveitar o bom momento da cafeicultura e fazer o que mais sabe: produzir os melhores cafés do mundo. Equacionar estas variáveis é um dos desafios que mobilizam cafeicultores de todo o Brasil, governos e players diversos a debater e pensar soluções no 13º Simpósio Nacional do Agronegócio Café – Agrocafé, que acontece de 12 e 13 de março de 2012, no Hotel Pestana, em Salvador. O evento, um dos mais tradicionais do calendário brasileiro da cafeicultura, é promovido pela Associação de Produtores de Café da Bahia – Assocafé, e deve reunir em torno de mil participantes, durante todos os dias.

Além dos painéis principais, que trarão temas como geração de renda, cooperativismo, exportação, elevação de consumo, qualidade e agregação de valor ao grão, o 13º Agrocafé também trará minicursos, como os concorridos de barista e de degustação de cafés, além de abordagens técnicas de produção e manejo da lavoura, certificação, dentre outros.

“O café faz parte da história do Brasil, tem presença forte na vida dos brasileiros e vive um momento histórico, com preços que não se viam há mais de 20 anos. Por outro lado, para colher uma safra estimada em 55 milhões de sacas, o produtor precisa de dinheiro, para não deixar o desespero derrubar os preços. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e zelar pela saúde desta atividade também é papel do governo, o Agrocafé é um fórum de debates de questões importantes para este agronegócio que é altamente gerador de emprego e renda”, afirma o presidente da Assocafé, João Lopes Araujo.

O 13º Agrocafé é uma realização da Assocafé, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Centro de Comércio de Café da Bahia, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-BA.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agrocafé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *