Sistema economiza água do processamento de café

Imprimir

Uma tecnologia permite a economia de até 90% da água consumida na pós-colheita de café. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Sistema para Limpeza de Águas Residuárias (SLAR) esteve disponível para o público que visitou a AgroBrasília. A quarta edição da feira da capital federal apresentou inovações tecnológicas utilizadas nas lavouras do cerrado brasileiro.

A técnica consiste em um sistema de limpeza das águas residuais resultantes do processamento de frutos do cafeeiro. Essa água contém resíduos sólidos e alta carga orgânica com potencial de poluir o meio ambiente. O sistema remove esses resíduos e permite que a água seja reutilizada em novo processamento de frutos ou direcionada à fertirrigação da cultura. Além disso, os resíduos sólidos retirados podem ser empregados na produção de adubos orgânicos.

O benefício direto da tecnologia para o produtor é a redução dos gastos com água na pós-colheita, que pode chegar a uma economia de 90% do consumo. A inovação também promove a preservação ambiental, dando um destino ambientalmente correto para as águas carregadas de resíduos orgânicos. Com baixo custo de instalação e manutenção, o SLAR pode ser utilizado por produtores de pequeno, médio e grande porte.

O pesquisador da Embrapa Café, Anísio José Diniz, apresentou a tecnologia para visitantes da quarta edição da Agrobrasília. "Oportunidades de divulgação como essa são importantes para a transferência da tecnologia que beneficiará a cafeicultura do cerrado", disse o pesquisador.

O sistema esteve disponível no espaço da Embrapa na feira, localizado no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A tecnologia foi desenvolvida pelo pesquisador da Embrapa Café, Sammy Fernandes Soares, com recursos do Consórcio Pesquisa Café, programa coordenado pela unidade.

Fonte: Cafés do Brasil, com informações de Cristiane Vasconcelos/Embrapa Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *