Setor privado discute agenda do CDPC na quinta-feira

Imprimir

Os representantes dos produtores, exportadores e torrefadores de café se reúnem na próxima quinta-feira (02), em Brasília, com o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Vicente Bertone, para definir os assuntos que serão debatidos pelo Conselho Nacional de Política Cafeeira (CDPC). Além do Ministério da Agricultura, também participam do CDPC representantes dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Segundo fontes do Ministério da Agricultura, a data da reunião ainda não está definida, mas deve acontecer em no máximo duas semanas. O clima no governo é de otimismo em relação a um possível consenso no setor privado para a retomada do CDPC. O colegiado, que é responsável pela aprovação da política governamental para o setor cafeeiro, não se reúne desde 2010.

Alguns pontos polêmicos já foram colocados pelo presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, como uma proposta de plano de safra e de preço mínimo de garantia para o café. O CNC também quer definir os critérios para a venda do café adquirido pelo governo por meio dos leilões de opções, a preços entre R$ 311 a R$ 314 por saca.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *