SENAR MINAS e Cooxupé capacitam mais de três mil pessoas em 2019

Imprimir
A parceria entre a Cooxupé e o Sistema Faemg/SenarMinas tem como objetivo levar conhecimento ao homem do campo. Desde o primeiro convênio, efetivado em 2011, foram realizados mais de 2.000 mil eventos e capacitados mais de 22.000 pessoas. Em 2019 foram investidos R$ 1.559.000,00 para capacitação de mão de obra na área de atuação da cooperativa e capacitadas 3.965 pessoas. Os recursos foram aplicados nas regionais de Patos de Minas, Passos e Lavras.

Pela Regional do Senar Minas em Passos foram realizados em 2019 mais de 300 cursos, o que gerou atendimento em 29 municípios em área de atuação da cooperativa. Para o gerente de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, o convênio com oSenar é um sucesso e tem melhorado a cada ano. “Todos os envolvidos gostam da metodologia aplicada e os cursos são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho. Torço para que esta parceria seja cada vez mais forte”.

O ano de 2019 foi o de maior realização do convênio até o momento, segundo análise do gerente da Regional de Passos, Rodrigo de Castro Diniz. Além dos cursos, parte dos recursos de 2018 foi aplicada nesse período, o que gerou a realização de mais 99 cursos com verba de R$ 311.000,00. “Este foi um ano de trabalho diversificado, onde a parceria também envolveu a produção de vídeos que poderão ser utilizados tanto pela equipe técnica da Cooxupé como pelo Senar Minas para a educação do cafeicultor”.

Mario ainda destacou as três áreas trabalhadas através da parceria, como a responsabilidade social, a economia e o meio ambiente com as capacitações, a gestão das propriedades e as ações de preservação ambiental com a recuperação de nascentes, aplicação correta de defensivos agrícolas que culminam com a preservação do meio ambiente. “As capacitações na área ambiental tendem a crescer no próximo ano. Vamos investir mais nesse setor”.

Ferraz também ressaltou como importância as capacitações dos produtores e funcionários da Cooxupé, na área de classificação e degustação de café, o que foi muito positivo para a cooperativa.

O convênio entre as duas entidades é reafirmado a cada ano durante a FEMAGRI. Em 2020, a Feira de Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas está programada para 12 a 14 de fevereiro sob o tema: “Cooperativismo trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura”.

Fonte: Ascom Senar MG – Regional Passos (Por Denise Bueno)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *