Seminário do Café em Patrocínio/MG deve receber 15 mil produtores rurais

Imprimir

Maquinários ficarão expostos durante os três dias de feira (Foto: Reprodução/TV Integração)

A cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, sedia desta quarta-feira (20) até sexta-feira (22), o 22º Seminário do Café promovido pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa). A expectativa é receber cerca de 15 mil produtores rurais durante os três dias de evento. O acesso ao evento é gratuito e ocorre no Espaço Cultural Municipal Joaquim Constantino Neto.

Segundo o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz, o evento busca beneficiar as pessoas diretamente ligadas à cafeicultura não apenas da Região do Cerrado Mineiro como de todo o país. “É um evento que tem uma abrangência grande, com participação não só de empresários da nossa região como de outros estados como da Bahia, Espírito Santo, Paraná, entre outros”, disse.

A programação contempla palestras e o II Encontro de Mulheres do Café, que tem o objetivo de valorizar a mulher diante do cenário da cafeicultura e agronegócio em geral, além da feira de expositores e negócios e o I Encontro de Prefeitos da Região do Cerrado Mineiro. Na sexta-feira o seminário será encerrado com a palestra motivacional do ex-nadador e ícone da natação no Brasil, Fernando Scherer, o Xuxa.

O Seminário também vai abordar temas referentes às boas práticas agrícolas para o manejo da broca do café, novidades na legislação ambiental e fisiologia do cafeeiro e a hostilidade do meio ambiente em 2014. As inscrições para o ciclo de palestras podem ser feitas pelo site oficial do evento.

Ainda de acordo com Marcelo, a feira de expositores vai apresentar as tendências e novidades do setor principalmente em relação a equipamentos e maquinários com tecnologia de ponta.

Região do Cerrado Mineiro

Região geográfica tem 4.500 produtores de café (Foto: Reprodução/TV Integração)

A Região do Cerrado Mineiro abrange 55 municípios localizados no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Ao todo são 4.500 produtores de café que distribuem para o mercado mais de cinco milhões de sacas anualmente. O cerrado mineiro é a primeira região produtora de café no país a receber a denominação de origem, que é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

A região geográfica tem uma área total de cultivo do grão superior a 170 mil hectares e mais de 3.300 estabelecimentos relacionados à produção cafeeira que geram, juntos, cerca de 15 mil empregos para o setor.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *