Seminário de Café começa nesta quarta-feira em Guarujá; veja a programação

Imprimir

Depois de dois anos, negócio do café volta a se reunir em Guarujá (Foto: Rogério Soares/AT)

Em meio a uma expectativa de safra recorde, a 22ª edição do Seminário Internacional de Café de Santos começa nesta quarta-feira (9) às 13h30 no Sofitel Jequitimar, em Guarujá. O evento, com o tema Quebrando Recordes, é organizado pela Associação Comercial de Santos (ACS).

Segundo sites e mídia especializados na commodity, como o Canal Rural, a safra poderá atingir 60 milhões de sacas. Analistas acreditam em pressão sobre os preços no próximo semestre. Ao mesmo tempo, Vietnã e Colômbia acrescentam produções volumosas ao mercado internacional.

A safra recorde será o tema da apresentação da maior cooperativa de cafeicultores do mundo e principal exportadora brasileira, a Cooxupé, de Guaxupé (MG). O assunto será discutido nesta quarta pelo superintendente da entidade, Lúcio de Araújo Dias.

A solenidade de abertura começa às 13h30 com a presença do governador Márcio França. Dias, da Cooxupé, será o primeiro palestrante. As apresentações prosseguem durante toda a tarde e amanhã cedo.

O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, destaca que o seminário é importante para o setor cafeeiro por atrair grandes formadores de opinião do mercado mundial.

Entre as atrações do primeiro dia do evento está o diretor-geral da Olam International, Vivek Verma, que dará uma visão geral do mercado de café e a importância do Brasil. A Olam é um grupo do agribusiness com sede em Cingapura e operações em mais de 70 países.

Já o diretor-executivo da Volcafe/ED&F Man, Trishul Mandana, vai falar sobre a participação dos fundos na commodity. A última palestra será voltada às tendências da economia, com a economista-chefe da XP, Zeina Latif.

Entre os destaques do evento na quinta-feira (10) está o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, com o tema Brasil Agronegócio. Participará logo em seguida um dos principais cientistas do agronegócio, Evaristo Miranda, da Embrapa Territorial. Ele falará sobre Uso de Terras no Brasil e Territórios do Café.

Já o sócio-administrador da Neumann Gruppe, da Alemanha, David Neumann, trará o tema Brasil Quebrando Recordes. O que Vem Pela Frente?.

O seminário contará ainda com José Sette, brasileiro que no ano passado foi eleito diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC). Ele comentará a evolução dos fluxos do comércio mundial de café.

O evento
O Seminário Internacional de Café de Santos é realizado a cada dois anos pela Associação Comercial de Santos (ACS) e é de tradição internacional. Empresários e profissionais do setor, entre executivos, produtores, torrefadores e varejistas, discutem as tendências do mercado e também fecham negócios. Mais informações no site seminariocafesantos.com.br.

Fonte: A Tribuna Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *