Secretário de Agricultura prestigia a 16ª Expocafé, em Três Pontas

Imprimir

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa nesta quarta-feira (12), às 10 horas, da abertura da 16ª edição da Expocafé, em Três Pontas, no Sul do Estado. O evento é considerado a principal feira nacional de máquinas e insumos para a cafeicultura.

A Expocafé oferece a produtores, técnicos, estudantes, extensionistas, pesquisadores, lideranças e profissionais ligados ao agronegócio café a oportunidade de conhecerem o que há de mais atual no segmento, estimulando um espaço de empreendedorismo por meio de negócios, contatos e formação de parcerias.

A previsão é que cerca de 150 empresas participem da Expocafé 2013, com a exposição de equipamentos e insumos voltados à cultura do grão, desde o plantio até a colheita. A feira recebe representantes dos diferentes elos da cadeia produtiva e conta com programação que inclui também o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, dinâmicas de campo, cursos e palestras técnicas realizadas pelos expositores.

Além disso, os visitantes poderão conhecer, até a próxima sexta-feira (14), as novas variedades de café desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e organizadora do evento.

De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, a Expocafé se consolida anualmente como um grande encontro nacional de transferência e difusão de tecnologias. “Somos o maior produtor de café do Brasil e pretendemos mostrar não só o nosso potencial produtivo, mas também o que a Epamig desenvolve no campo da pesquisa no setor”, enfatizou.

Elmiro Nascimento reiterou a força do café em Minas Gerais, que responde por mais da metade do que é produzido no país. “Prova disso é que a capital mineira receberá, entre os dias 9 e 13 de setembro, a Semana Internacional do Café”, comemorou. O evento internacional sediará também a reunião dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira do segmento da América Latina.

Produção em Minas Gerais

Minas Gerais ocupa a liderança na produção de café no país. Para 2013, a safra prevista deverá ficar em torno de 25,5 milhões de sacas, o correspondente a 52,5% da produção nacional. No ano passado, os cafeicultores mineiros exportaram o equivalente a US$ 3,8 bilhões, ou seja, 61,9% de toda a exportação do agronegócio mineiro (US$ 6,1 bilhões).
O Sul do Estado é o maior produtor do grão em Minas. Segundo dados do IBGE, a safra prevista para a região neste ano é de 10,2 milhões de sacas, o que corresponde a cerca de 40,6% da produção mineira. Três Pontas é o segundo maior produtor de Minas Gerais. Para 2013, a estimativa é que o município produza cerca de 467 mil sacas de café.

Serviço:
Abertura oficial da 16ª Expocafé
Data: 12 de junho
Horário: 10 horas
Local: Fazenda Experimental da Epamig – Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem – Zona Rural – Três Pontas (MG).

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *