Sebrae organiza caravanas e promove Rodada de Negócios na Expocafé 2010

Imprimir

Caravanas de cafeicultores de várias partes de Minas Gerais e São Paulo estão sendo organizadas pelo Sebrae/MG para participarem da EXPOCAFÉ 2010, realizada de 16 a 18 de junho, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Três Pontas.

“A maioria é composta de produtores certificados para o “’Comércio Justo’”, informa o gerente da macrorregião Sul, Juliano Cornélio (foto), que se refere à certificação internacional, concedida por um organismo alemão, que tem como foco o comércio a preços justos e que possibilita a venda do café ao mercado exterior, principalmente americano. O Sebrae apóia cooperativas e associações no processo de certificação, fornecendo capacitação gerencial, consultoria e fortalecimento da cooperação entre os produtores.

O Sebrae/MG desenvolve o projeto com 12 grupos de cafeicultores do Sul de Minas e da Zona da Mata. Nove grupos já estão certificados e os outros três estão na fase inicial dos trabalhos. O projeto abrange ações de acesso a mercados e capacitação gerencial.

A modalidade de produção prevista pela certificadora tem base em princípios como transparência e co-responsabilidade na gestão da cadeia produtiva e comercial; pagamento de preço justo pelo produto e um bônus que deve beneficiar toda a comunidade. Outros princípios são respeito ao meio ambiente, à legislação, às normas trabalhistas nacionais e internacionais. A certificação é concedida aos grupos que cumprem esses requisitos.

Para Juliano Cornélio, a EXPOCAFÉ é reconhecidamente um dos maiores eventos de difusão de tecnologias e de conhecimento, motivo pelo qual o Sebrae faz questão de levar associações de produtores e cooperativas. “Entendemos ser extremamente benéfico aos produtores a participação num evento como este”, ressaltou.

Durante a feira, além de conhecer novas tecnologias e máquinas, os produtores participam da rodada de negócios, também promovida pelo Sebrae, que este ano reúne 15 cooperativas, que congregam cerca de 20 mil produtores do Sul de Minas e das regiões de Caratinga, Lajinha e Araxá. “Com a rodada de negócios, o grupo compra em conjunto, aumentando o montante e conseguindo redução nos preços”, diz Juliano.

Até o momento, estão confirmadas caravanas de Nova Resende, Poços de Caldas, Varginha, Boa Esperança, Poço Fundo, Santana da Vargem, Ouro Fino e Botucatu (SP).
Outras caravanas também marcam presença na EXPOCAFÉ 2010, como é o caso do grupo “Força Café”, de Santo Antônio do Amparo, que levará cerca de 200 cafeicultores à feira.

Fonte: Epamig

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *