Safra de café deste ano bate recorde nacional e mundial

Imprimir
Nesta terça-feira (16), o Brasil Rural conversa com o chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Café, Lucas Tadeu. Ele explica que a safra brasileira de café em 2018 é recordista no País e no mundo.

Segundo o especialista, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de café deste ano será de 59 milhões e 900 mil sacas de café, o que corresponde a um terço da produção mundial. Ele lembra que o relatório da Organização Internacional do Café mostra que o consumo mundial do café gira em torno de 160 milhões de sacas.

Café

“Os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil tem mais ou menos 300 mil unidades produtoras de café, das quais 80% são pequenos e médios e 20% são os grandes. E o dado curioso é que esses 20% (grandes produtores) produzem 80% do café e os 80% (pequenos e médios) produzem 20% (do café)”, esclarece Lucas Tadeu.

O chefe adjunto destaca que o Brasil é o maior produtor, maior exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo. Ele ressalta ainda que a Embrapa Café está focada na qualidade do produto final, que vai desde a semente até o café na xícara.

Ouça a entrevista no player abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *