Região da Colômbia ganha nova entidade voltada a cafés especiais

Imprimir

Entreverdes, Associação de Produtores de Cafés Especiais de Pereira. Esse é o nome da nova entidade que resultou da união de cinco associações que fazem parte do projeto de cafés especiais executado pela Câmara de Comércio de Pereira e que é financiado pela União Européia, através do Programa de Assistência Técnica ao Comércio do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo.

A associação, que conta com personalidade jurídica, atualmente se encontra solicitando a visita da auditoria para obter a certificação FLO (Fairtrader Labelling Organizations) que deverá ocorrer antes do planejado no cronograma, já que em dezembro do ano passado, em reunirão com funcionário da Flo Cert para a Colômbia, a Associação adiantou alguns requisitos em relação a componentes sociais e técnicos.

A Câmara de Comércio assegurou que a visita também será executada graças às atividades que estão sendo realizada dentro do projeto "Redução das barreiras alfandegárias para o fortalecimento das condições de exportação e melhoramento da competitividade de cinco associações produtoras de café especial torrado do município de Pereira", cujo início se deu em 7 de outubro de 2011.

Ao finalizar o processo e receber as certificações, a Entreverdes espera realizar a primeira exportação de cafés especial do município de Pereira para os Estados Unidos, especificamente para um comprador de Miami. O projeto consiste em buscar a redução das barreiras alfandegárias para fortalecer o sistema de exportação.

Atualmente, apenas o café verde consegue chegar a mercados estrangeiros com alíquota zero, sendo que, em busca de agregar valores, os segmentos produtores buscam alternativas de vender seu produto processado e, assim, ser mais competitivo internacionalmente.

Fonte: Agnocafé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *