Receita para preparo do café

COADOR DE PANO – Ferva a água. Usando um bule e um coador limpo, coloque o pó de café em um recipiente e quando a água iniciar fervura jogue sobre o pó, mexendo bem. Deixe a mistura levantar fervura, sempre mexendo até formar uma espuma cremosa na superfície. Despeje no coador, diretamente para o bule, lentamente.
Uma segunda opção para se fazer café em coador de pano é colocar o pó no coador primeiro e depois ir jogando a água restante em fio, bem no centro do coador.

COADOR DE PAPEL – Coloque o pó no coador na quantidade desejada e após ferver a água, despeje-a no coador, primeiramente para umedecê-lo por inteiro e depois em fio, bem no centro do coador. Passe o café diretamente para o bule.
Uma segunda opção para o coador de papel é misturar o café à água fervendo em um recipiente e deixar a mistura levantar fervura novamente, mexendo bem até formar uma espuma cremosa. Despeje então no coador, diretamente para o bule.

QUANTIDADES

Para qualquer forma de preparo citada anteriormente, siga as quantidades abaixo:

Para café suave: 3 colheres de sopa de pó de café para 4 copos de água. (rendimento aproximado – 16 xícaras)

Para café forte: 3 colheres de sopa de pó de café para 3 copos de água. (rendimento aproximado – 12 xícaras)

DICAS DE PREPARO E CONSERVAÇÃO

·Use sempre água filtrada, não previamente fervida.
·Ferva uma quantidade extra de água para aquecer o bule onde será armazenado o café, além das xícaras.
·Não adoce o café antes do preparo, deixando isso a gosto de cada um.
·Mantenha o produto em lugar fresco e em recipiente hermeticamente fechado. No caso de o café estar próximo a outros alimentos, certifique-se do fechamento do recipiente para não haver absorção, pelo produto, de outros odores.
·No caso de coador de pano, lave-o, após a utilização, em água corrente, sem sabão ou detergente. Guarde-o mergulhado em água limpa ou após secagem no varal.
·Prepare sempre a quantidade exata do produto para consumo imediato, pois o produto pronto perde suas características após uma hora de armazenamento.
·Quando novo, antes de usar o coador de pano, ferva-o em água misturada com café, para retirar o odor do tecido.


One thought on “Receita para preparo do café

  • 19/07/2016 at 10:35 pm
    Permalink

    Gostaria de saber se é possivel fazer em escala industrial 30 litro de cafe com 01 kg? Se eu colocar açucar nesta mistura para quantos litros isto vai?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *