Quênia reduz estimativa de produção de café da safra 2011/12

Imprimir

O Quênia revisou para baixo a estimativa de produção de café para o ano safra 2011/12, de 54 mil toneladas para 51 mil toneladas, disse nesta sexta-feira a diretora-gerente do Conselho de Café do Quênia, Loise Njeru. Segundo ela, em 2012/13, a produção deve atingir o patamar de 54 mil toneladas com o treinamento oferecido aos produtores do país para aumentar a produtividade.

"Estamos ajudando os produtores a aumentar a produção em cerca de 1 a 2 quilos por árvore", afirmou Njeru. "Se eles conseguirem atingir produtividade de 10 quilos por árvore, ficaremos satisfeitos."

A queda recente dos preços do café deve reduzir a produção de café queniano no curto prazo porque os produtores consideram menos atrativo o cultivo. Nos últimos anos, o país investiu em tecnologias de plantio de café, esperando obter ganhos a partir de preços altos, segundo produtores e tradings.

O café queniano, que usa os preços da Bolsa de Nova York (ICE Futures US) como referência, é exportado principalmente para União Europeia, Estados Unidos, Oriente Médio, Canadá e Coreia do Sul. No entanto, Njeru disse que o conselho está tentando ampliar as vendas externas para Rússia, Japão, China e mercados emergentes no norte e sul da África.

A produção de café no Quênia tem caído em relação ao pico de 129.926 toneladas obtidas em 1987/88, para um piso de 40 mil toneladas em 2009/10, em grande parte devido aos ganhos reduzidos obtidos pelos produtores e problemas na administração de cooperativas. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *