Projetos ligados ao café lideram lista de selecionados para incubadora da UFLA

Imprimir

Foram classificados nove projetos de base tecnológica, sendo que os empreendedores serão convocados para ocupação das vagas ainda no mês de maio. Entre os projetos selecionados, TBIT Tecnologia e Sistemas, coordenado pelo empreendedor Igor Chalfoun, idealizador do Olho Digital do Café, e pelo professor da UFLA, Joel Yutaka Sugano. Em segundo lugar, a empresa Agrofitness Tecnologia Agrícola, que inova no desenvolvimento do composto indutor de resistência a doenças de plantas a partir de resíduos da cultura do café, sob a coordenação do professor da UFLA, Mário Lúcio Vilela de Resende.

Os dois projetos que tem o café como tema para a inovação, respectivamente em primeiro e segundo lugar na lista dos selecionados, recebem o apoio articulador do Polo de Excelência do Café (PEC), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Para o gerente executivo do PEC, Edinaldo José Abrahão, o resultado para a incubação demonstra que os projetos inovadores estão no caminho certo, buscando aproximar o conhecimento gerado na universidade com a aplicabilidade no mercado.

De acordo com o empreendedor Igor Chalfoun, “O Polo de Excelência do Café foi essencial para que a Tbit pudesse atingir a maturidade necessária para conquistar esta vitória. Por meio de projetos inovadores, o Polo é atualmente uma das principais entidades responsáveis pelo avanço tecnológico da cafeicultura nacional”, ressalta.

Os projetos ligados ao café acumulam as experiências do Programa de Incentivo à Inovação da UFLA (PII) e do Programa Primeira Empresa (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que contribuíram para o fortalecimento dos planos de negócios selecionados.

UFLA para a Inovação
Na avaliação do coordenador da Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves, a incubadora da UFLA nasce forte porque vem suprir uma demanda antiga para amparar projetos inovadores com grande potencial de mercado. “Nasce forte por selecionar os projetos mais convincentes e os empreendedores mais persistentes. Havia na Universidade uma demanda por empreender.”, ressalta.

A Inbatec é vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC, órgão responsável pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da UFLA, com o objetivo de abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.

Fonte: Coffee Break

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *