Produção 15/16 de café pode cair pela 3ª safra, mas preço segue estável

Imprimir

Segundo dados divulgados pela Conab nesta semana, a produção brasileira de café (arábica e conillon) na safra 2015/16 pode ser de 44,28 milhões de sacas de 60 kg, diminuição de 2,3% em relação à anterior.

Tanto agentes consultados pelo Cepea quanto a Conab apontam que o tamanho dos grãos pode ser menor em algumas regiões devido ao veranico ocorrido na fase de enchimento dos grãos. Caso a produção estimada da Conab se confirme, esta será a terceira safra consecutiva em que a produção total de café no Brasil cai em relação à temporada anterior, sendo a menor desde a 2011/12.

Porém, a estimativa de menor produção ainda não refletiu nos preços do produto. O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 435,12/saca de 60 kg, praticamente estável desde o anúncio da Conab, no dia 9, mas com queda de 0,76% em sete dias.

Para o conillon, não houve alterações nas duas comparações. O Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 299,01/saca de 60 kg, dia 10.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *