Problemas climáticos atrapalham desenvolvimento do café no ES

Imprimir

 

Os produtores de café conilon do Espírito Santo iniciaram a colheita da safra, mas a situação das lavouras não é animadora. Problemas climáticos atrapalharam o desenvolvimento uniforme do café, o que causou aumento no trabalho no campo.

O agricultor Jaques Kunzendorff começou a colher o grão cultivado na lavoura em Vila Valério, no Espírito Santo. Este ano, o tempo não ajudou e faltou chuva. Com isso, os grãos estão amadurecendo de forma irregular e o jeito foi antecipar a colheita em um mês. O produtor já colheu cerca de 150 sacas.

Nas lavouras é possível entender porque a maturação dos grãos está tão irregular. Em uma mesma planta há grãos verdes, grãos maduros, em ponto de colheita, e até grãos secos. Nessas condições, o produtor tem prejuízo certo. O grão colhido verde fica escuro e muito mais leve, o que causa queda de até 7% no preço em relação ao grão de melhor qualidade.

De acordo com a CONAB, mesmo com as perdas, a safra de café conilon no Espírito Santo deve ter um crescimento próximo de 1% na comparação com o ano passado.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *