Presidente do CCCMG profere palestra em Viçosa, na Zona da Mata

Imprimir

O presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG, Archimedes Coli Neto, proferiu palestra na última quinta-feira, 20/10, na cidade de Viçosa/MG, região da Zona da Mata. Ele participou do encerramento do VII Concurso de Qualidade de Café da Região de Viçosa, que aconteceu no auditório do Centreinar da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento teve o objetivo de incentivar a produção do café de qualidade, bem como dar visibilidade e premiar os melhores cafés produzidos na região de Viçosa.

Cerca de 360 produtores rurais ouviram atentamente a palestra no evento. Archimedes falou sobre o atual mercado cafeeiro, além de mencionar sobre a produção brasileira e de outros países, como Colômbia e Vietnã. O presidente também apresentou números e gráficos das exportações de café praticadas até o mês de setembro, além de mostrar dados da produção no mesmo período do ano passado. “Os números são promissores, mas o produtor tem sempre que trabalhar com cautela”, relatou Archimedes.

A 7ª edição do evento contou com a presença de autoridades locais e do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento (foto ao lado). O evento começou no mês de abril, quando técnicos da Emater-MG iniciaram as orientações aos produtores participantes sobre a preparação das amostras de café, para as modalidades Natural e Cereja Descascado. A segunda etapa consistiu na coleta das amostras nas propriedades, seguindo para o beneficiamento do café e para a prova de degustação.

O concurso, realizado desde 2003, é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O concurso conta também com a parceria da UFV, de prefeituras municipais da região e de diversas empresas privadas.

A cafeicultura exerce importante atividade econômica na Zona da Mata, representando cerca de 20% da produção mineira. Nos últimos anos, a qualidade do café da região melhorou sensivelmente, tendo recebido prêmios em concursos nacionais e internacionais. Somente na região de Viçosa, que reúne 16 municípios produtores, a área plantada é de aproximadamente 35 mil hectares, para uma produção de cerca de 770 mil sacas do grão, o que corresponde a 3,5% do total no estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *