Preço do café arábica tem cotação recorde

Imprimir

Presidente do CCCMG, Archimedes Coli Neto, disse que vários fatores contribuem para a alta do café. (Foto: Luiz Valeriano)

O preço internacional do café arábica teve valorização de 4%, na terça-feira, na Bolsa de Nova York. No Brasil, os preços passaram da casa dos R$ 400, segundo o Cepea, Centro de Pesquisas da USP. Esse é o maior valor já registrado pelo instituto desde que o levantamento começou a ser feito, em 1996.

Para saber mais sobre esse recorde no preço do café arábica, o Globo Rural foi até o Centro do Comércio de Café de Minas Gerais.

“Vários fatores contribuem para a alta do café. A demanda e oferta estão bastante equilibradas. Os países da América Central produziram aquém do que deveria. E também existe uma demanda com o aumento do consumo mundial por volta de 2% ao ano. Este ano, tivemos uma safra atípica, com uma boa colheita no Brasil e preços vindo em uma crescente desde o início da colheita. Isso significa que os produtores estão neste momento realizando lucro. É uma boa oportunidade para o produtor recuperar o espaço perdido e ter condições e cuidar melhor de suas lavouras”, explicou Archimedes Coli Neto, presidente do centro.

O preço do café conilon também subiu na terça-feira. O grão fechou valendo R$ 189 São Gabriel da Palha, no Espírito Santo. Alta no dia foi de 2,7%. 

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *