Preço baixo gera aumento de estoque nos armazéns de café

Imprimir

O preço do café arábica caiu cerca de 25% do ano passado até o momento. A saca de café na região de Varginha, no sul de Minas Gerais está saindo por cerca de R$ 280. Há um ano, o preço estava melhor, cerca de R$ 385. Por causa do preço desfavorável, depois de uma safra alta, os produtores estão segurando o café nos armazéns.

Segundo o presidente do Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto, diz que de 35 a 40% da safra colhida, ainda não foi comercializada. “Isso corresponde a aproximadamente 20 milhões de sacas de café armazenadas entre exportadoras, cooperativas e produtores”, informa.

Neto destaca os principais motivos para o estoque alto. “O Brasil exportou menos café no ano passado. Tivemos também uma concorrência enorme do Vietnã, que exportou muito. E o preço ruim fez com que o produtor segurasse um pouco mais o café e tivemos uma safra maior”, diz.

A próxima colheita está chegando e a Conab estima uma safra em torno de 45 a 50 milhões de sacas. Apesar de mais café no mercado, Neto acredita em uma tendência de acomodação dos preços. “Nós devemos ter uma safra boa. Dificilmente a gente vai saber o que vai acontecer com o mercado, se não houver nenhum problema climático ou uma intervenção do governo, mas a leitura que nos podemos fazer neste momento é que o mercado sente que está abastecido e existe uma tendência de acomodação”, avalia.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *