Polônia está interessada em café da Colômbia

Imprimir

O café cultivado no Departamento de Huila, na Colômbia, poderá chegar a ser comercializado na Polônia. Isso foi confirmado pelo embaixador da Polônia na Colômbia, Jack Perlin, que recentemente em uma reunião feita em Bogotá possibilitou a realização de contatos comerciais entre empresários desse país europeu e os cafeicultores de Huila.

"Nós somos 40 milhões de habitantes e a grande maioria consome café. Em nenhum país da Europa esse produto é cultivado, razão pela qual achamos viável possibilitar negócios com Huila", disse Perlin.

Ele disse que o café colombiano tem a fama de ser o melhor do mundo e é por isso que a Polônia deseja fazer negócios com empresas de Huila. Perlin disse também que a meta é que em poucos meses, vários cafeicultores de Huila possam viajar à Polônia para concretizar esses laços comerciais.

A produtora de café do município de Acevedo, Hilaria Triana, disse que essa aproximação é positiva e aplaudiu a possibilidade de chegar a negociar café com a Polônia. Ela recordou que seu município é a região onde se produz o melhor café do mundo. "Queremos dar andamento a uma cooperativa de café especial chamada El Guácharo de Acevedo, com o que se busca o fortalecimento do potencial do pequeno e médio produtor".

O diplomático, Juan Carlos Venegas, disse que as possibilidades de comercialização são bastante altas e, inclusive, que várias universidades polacas desejam fazer convênios com instituições educativas de Huila, aspecto que poderia ser aproveitado pelos cafeicultores. "Com isso, se criará uma via dupla de informação e troca tecnológica entre os dois países". 

A reportagem é do LaNacion.com.co, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *