Para pesquisador, planejamento é fundamental na hora do plantio de uma lavoura

Imprimir

Luiz Carlos Fazuoli, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), falou durante palestra realizada na Fenicafé sobre a necessidade de um estudo detalhado da propriedade rural, de recuperação de solo e principalmente de mercado

“A escolha correta das variedades de café ou mais próximo à realidade da propriedade agrícola está relacionada ao sucesso no Agronegócio Café”. A afirmação é do pesquisador Luiz Carlos Fazuoli, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), durante palestra realizada na Fenicafé, em Araguari, no Triangulo Mineiro.

Segundo Fazuoli, a escolha da variedade deve levar em consideração aspectos importantes, como: adaptação às condições; potencial produtivo; estabilidade de produção; resistência/tolerância às principais doenças e pragas da cultura; característica dos frutos; época de maturação e porte das plantas.

O conhecimento prévio das características morfológicas, fisiológicas e produtivas dos

materiais genéticos disponíveis é imprescindível para a escolha da espécie e das

variedades de café a serem utilizadas. “Essa decisão deve ser evidentemente, subsidiada

pelas indicações das instituições de pesquisas”, afirma.

Em uma palestra técnica, Fazuoli mostrou várias variedades de café e também apresentou suas principais características de cada fruto.

“A escolha da variedade a ser plantada está diretamente ligada ao planejamento da propriedade agrícola em relação ao agronegócio. É de fundamental importância fazer um estudo detalhado da propriedade rural, de recuperação de solo e principalmente de mercado, definindo o desejado: se é o café enquanto “commodity” ou  café especial para mercados especiais, sem contar que deve-se estimar a área de plantio em relação à quantidade necessária  para atender o mercado do produtor ou empresário de café”, finaliza.

Serviço – Fenicafé 2012 – 28 a 30 de março, em Araguari, Triângulo Mineiro

Mais informações, acesse: www.fenicafe.com.br. ACA – Associação Dos Cafeicultores de Araguari – Rua Jaime Gomes, 418 – Centro – Araguari-MG – Telefone: (34) 3242-8888

Lílian Rodrigues – Jornalista – MTB 07671-JP

VGA Assessoria e Comunicação – Contato: (35)9974-9807

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *