Pandemia: Museu do Café de Santos realiza programação on-line

Imprimir
Dede segunda-feira (11) e durante todo esse mês, o Museu do Café, de Santos, está com uma programação inteiramente on-line, dentro do projeto CulturaEmCasa, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O objetivo é gerar conhecimento e entretenimento a todos, sem sair de casa. Aproveite!

Museum Week 

Uma das iniciativas é a Museum Week, que visa divulgar as instituições culturais e museus de diversos países, em um evento totalmente virtual nas redes sociais. A programação acontece de segunda até domingo (17), e a proposta é que os equipamentos promovam publicações diretamente ligadas aos temas estabelecidos, deste ano, que são #HeroesMW, #CultureInQuarantineMW e #ClimateMW.

O Museu do Café participará com postagens no Facebook, Instagram e Twitter, ampliando o contato com os seguidores para as interações.

Semana Nacional de Museus 

Visando adaptar os eventos para o on-line, na celebração da Semana Nacional de Museus, da cultura brasileira, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus, o Museu do Café planejou as atrações especias com o projeto Vozes da Memória. Nela, os visitantes virtuais são convidados a enviarem depoimentos via áudio do WhatsApp sobre o tema O que o acervo do Museu desperta em você?

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (13) 99719-4173. Após o recolhimento dos arquivos, será realizada uma coleção de vídeos e trechos transcritos, disponíveis nas redes sociais do equipamento, no dia 23.

Ainda na Semana Nacional de Museus, os pesquisadores da instituição, Pietro Amorim e Bruno Bortoloto, realizarão uma live no Instagram do Museu, no próximo dia 22, às 19 horas, com o tema Elaboração de Projetos de História Oral.

Exposição Virtual 

Já no próximo dia 20, será lançada a mostra Pianistas de Armazém: Trabalho Feminino na Catação de Café. Trata-se de uma das grandes exposições do Museu do Café, que aconteceu de 2018 a 2019, e que, agora, terá todo o conteúdo convertido em uma exposição virtual. A ideia, mais uma vez, é destacar as vozes, memórias e experiências das jovens e adultas que contribuíram com o desenvolvimento da história do café. A mostra contém depoimentos, trechos de notícias, entre outros.

Dia Nacional do Café 

No próximo dia 24 comemora-se o Dia Nacional do Café. E o Museu contará com uma série de atrações no site e nas redes sociais para marcar a data. Assim o público poderá, a partir de vídeos com especialistas, conhecer melhor os produtos das cinco regiões brasileiras, além de métodos de preparo tradicionais e harmonização com comidas, doces e aperitivos.

Os especialistas Bruno Reis Wariss, Lidiane Santos, Juliana Félix Nunes, Léo Moço e Thiago Sabino serão os responsáveis de cada região do País, pela realização dos vídeos. Além do barista do Centro de Preparação de Café, Hallyson Ramos, que também estará presente na programação, dando dicas para o preparo do café caseiro e a criação de latte art em casa.

Fonte: A Tribuna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *