Pancadas de chuva estão previstas para quatro regiões produtoras

Imprimir

Por Thais Fernandes

A influência do fenômeno El Niño segue trazendo um clima seco a diversas regiões produtoras de café do Brasil, em especial aos estados do Sudeste. Após a evolução da florada, muitos produtores não registraram mais chuvas que pudessem fortalecer a produção no próximo ciclo, o que causou preocupação entre eles. (Leia mais sobre o El Niño)

O CaféPoint conversou com o meteorologista Alexandre Nascimento da empresa especializada em previsão do tempo, Climatempo, para saber em quais regiões deve voltar a chover. “Algumas localidades voltam a registrar pancadas de chuva a partir deste final de semana, começando de sábado a segunda-feira. Não é chuvarada, mas volta a ter umidade nas lavouras”, pontua Alexandre.

Veja em quais regiões há previsão de chuva para a próxima semana (entre 10 e 17 de outubro):

Cerrado Mineiro 

Sul de Minas 

Mogiana 

Rondônia
“Por causa do El Niño, o efeito neste Estado é o de que chova até mais do que o normal”, explica Alexandre. O estado foi citado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu 3º Levantamento sobre a safra 2015, por suas boas condições climáticas neste ciclo. A partir desta quinta-feira (8/10) o Estado já deve receber chuvas, “A situação lá não é tão grave”, pontua o meteorologista da Climatempo.

Por Thais Fernandes Equipe Cafe Point

Foto ilustrativa: Érico Hiller/ Café Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *