Paixão nacional faz bem à saúde

Imprimir

Seja como carro-chefe da primeira refeição do dia, como relaxante após o almoço ou como pretexto para um bate-papo descontraído, o café está sempre presente na rotina do brasileiro. Entretanto, poucos conhecem as reais propriedades medicinais dessa deliciosa bebida que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria de Café, é consumida diariamente por nove em cada dez brasileiros com mais de 15 anos.

“O café é um poderosíssimo antioxidante natural. Ele protege o organismo contra radicais livres, retardando o envelhecimento e evitando infartos, obstruções, doenças hepáticas e até o mal de Alzheimer”, explica Mohamad Barakat, médico especialista em metabologia, nutrologia e fisiologia do envelhecimento.

O médico ainda informa  que o café diminui o estoque de glicose no sangue e melhora a sensibilidade do organismo à insulina, o que pode minimizar consideravelmente o risco de diabetes.

Graciette Breuer, nutricionista especialista em café da Casa Santa Luzia, ressalta que a cafeína – substância também encontrada nas folhas de chá e guaraná – garante bom humor. “Ela aumenta a quantidade de dopamina no sangue, o que dá a sensação de prazer e bem estar.”

No entanto, ambos concordam que o excesso de cafeína pode causar taquicardia, tremores e inquietação. “A dose ideal, quando se tem saúde plena, é de 4 a 5 xícaras de 200ml por dia”, recomenda Barakat. Além disso, a substância permanece ativa no organismo por um período de 6 horas, o que pode causar insônia nos mais sensíveis.  “A cafeína dificulta o sono profundo. O ideal é beber a última xícara no café da tarde, 6 horas antes de dormir”, afirma Graciette.

Fonte: Rede Bom Dia (Sorocaba)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *