Novidades da EXPOCAFÉ prometem movimentar mercado de agronegócio café

Imprimir

Centrífugas, colhedeiras, recolhedoras, caldeiras e até cosméticos feitos de café com leite. Estes são alguns dos lançamentos que serão apresentados na 17ª edição da Expocafé, de 4 a 6 de junho, das 8h às 18h, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Três Pontas, sul de Minas Gerais.

Um dos expositores confirmados é a Origem do Brasil. A empresa de equipamento industrial vai apresentar a centrífuga e transportadora multidirecional Centriflux para cafés processados na via úmida. “A Centriflux é uma máquina “dois em um” que trabalha de forma contínua, retirando por centrifugação o excesso de líquidos de todos os tipos de cafés que são processados na via úmida, deixando-os enxutos e, assim, agilizando as etapas seguintes de secagem”, afirma Denise Machnicki Nick. A Centriflux aproveita a força centrífuga para o transporte, lançando os cafés centrifugados por meio de tubos de PVC diretamente para moegas, carretas ou carrinhos. De acordo com Denise, a Centriflux ficou entre as três finalistas no Prêmio Nacional de Inovação deste ano, na categoria Projeto de Inovação Tecnológica.

Outra empresa que vai participar é a Palini & Alves, pela décima vez consecutiva. De acordo com o diretor de Vendas, Carlos Henrique Palini, essa edição será especial. “Este ano, especificamente, é um ano festivo para nós, pois a Palini & Alves comemora 35 anos. Para esta edição da Expocafé, ampliamos nossa área de exposição para melhor atendimento e divulgação de nossos produtos”, afirma Carlos Henrique. As novidades da Palini & Alves ficam por conta dos lançamentos da Recolhedora e da Caldeira para secadores e aeradores. “Vamos apresentar também nossos principais produtos como o secador rotativo, lavador separador, despolpador, descascador conjugado, carretas basculantes, trituradores, guincho para big bag, entre outros”, complementa Carlos Henrique.

A VN Máquinas vai apresentar a máquina colheitadeira automotriz com reservatório basculante de 2100L e sistema de anéis duplos para fixação das varetas, melhorando a colheita. Outras máquinas apresentadas serão a Colheitadeira Tracionada (arrasto), com reservatório basculante duplo com 1500L cada, totalizando 3.000 litros de café, e a Derriçadeira Lateral, com sistema de esteira e roda louca traseira, aliviando o peso da máquina no trator e facilitando as manobras.

Já a VitalForce vai participar pela terceira vez da Expocafé. Nesta edição, a empresa vai destacar a linha de produtos, com foco especial no Resistance Bac-F e na linha Vitalsolo. "Todo evento que participamos tem um gosto de conhecimento e conquista e a Expocafé é o maior evento voltado para a cultura do café. As melhores tecnologias são encontradas neste evento. Enche-nos de orgulho participar desse progresso cafeeiro", destaca Adriele Cardoso, da VitalForce.

Essa edição da Expocafé vai ser especial também para a Fernandes Fardim, que vai participar pela primeira vez. “Vamos fazer o lançamento oficial da marca na feira. Somos uma empresa nova, mas com décadas de experiência. Trazemos ao mercado equipamentos já testados e consagrados, com o que há de mais novo e eficiente para a secagem do café, além de novidades exclusivas”, afirma Marcos Fernandes.
Também pela primeira vez na Expocafé, a SPE Sistema de Pulverização Eletrostático vai apresentar o novo Sistema de Pulverização Eletrostático que foi desenvolvido no Brasil para atender à necessidade de redução de calda e eficácia na aplicação de defensivos agrícolas. “Enquanto sistemas convencionais atuam com até 1.500 litros de calda, com o sistema SPE o volume de calda é de 100 a 150 litros por hectare. O grande diferencial na aplicação é o poder da atração, pois as gotas adquirem uma carga estática, ficando carregadas e atingindo maior velocidade na deposição, evitando sua evaporação”, afirma Juliano Petry.

Além do maquinário

Não é só de máquinas que a Expocafé é composta. A Kapeh Cosméticos, participante da feira há cinco anos consecutivos, vai lançar uma linha de cosméticos com a mistura clássica do café com leite. A combinação, que já rende muitos admiradores na gastronomia, agora é utilizada na composição de sabonete vegetal, loção ultra hidratante, leite de banho e manteiga esfoliante. A linha inclui ainda uma bucha de microfibra e sisal para remover células mortas da pele.
A expectativa para a 17ª edição da Expocafé é que mais de 24 mil pessoas visitem a feira nos três dias de realização, gerando negócios da ordem de R$ 220 milhões.

No dia 3, será realizado o 5º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, evento que promove o intercâmbio de informações sobre tecnologias e produção mecanizada. Pesquisadores da EPAMIG e da UFLA farão palestras sobre mecanização, características de cultivares, plantas daninhas, dentre outras.

A 17ª edição da Expocafé tem a promoção da Café Editora – empresa especializada em eventos e conteúdo na área de café –, realização da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Governo de Minas, com o apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Prefeitura Municipal de Três Pontas (MG).

SERVIÇO

EXPOCAFÉ 2014
De 4 a 6 de junho de 2014 – Exposição
Horário: 8h às 18h
Fazenda Experimental da EPAMIG – Rodovia MG 167 – Três Pontas (MG)
Entrada Gratuita
Informações: (35) 3821-6244 ou (35) 3821-2231

5º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Dia 3 de junho de 2014
Horário: 8h às 18h
Local: Tenda de Evento da Expocafé 2014
Inscrições pelos telefones (35) 3821-6244 ou (35) 3821-2231

Fonte: Press Comunicação Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *