Nespresso reafirma suporte aos produtores de café colombianos com um programa de investimentos de 5 anos

Imprimir

Mais produtores de café da Colômbia terão a oportunidade de melhorar a qualidade de sua colheita e a sustentabilidade de suas práticas agrícolas depois que a Nespresso se comprometeu com mais cinco anos de investimentos em seu programa de sustentabilidade no país.

A marca premium de café em porções da Nestlé investirá US$ 10 milhões por ano nos próximos cinco anos no "Nespresso AAA Sustainable Quality Programme" (Programa de Qualidade Sustentável Nespresso AAA) na Colômbia, somados aos US$ 30 milhões já investidos.

Cerca de três quartos do dinheiro gasto por ano será usado para oferecer incentivos aos produtores para adotar as práticas de qualidade sustentável do programa AAA. O resto, será distribuído para fornecer assistência técnica e treinamento para ajudar os produtores a melhorar a qualidade, a sustentabilidade e a produtividade do café.

Na Colômbia, a Nespresso trabalha em parceria com a Federação de Cafeicultores Colombianos (FNC) para fornecer café sustentável e de alta qualidade para os consumidores. "Estamos extremamente orgulhosos de nossa cooperação com a Nespresso", disse o diretor executivo da FNC, Luis G. Muñoz. "Está claro que, quando os torrefadores dedicam tempo para entender como colaborar efetivamente com os produtores, os resultados são mais efetivos. Essa parceria tem feito uma diferença significante aos cafeicultores, consumidores e possivelmente à indústria como um todo".

A Nespresso compra café diretamente de mais de 37.000 produtores colombianos através do programa AAA em colaboração com a FNC e seus parceiros. Em 2011, a Nespresso obteve cerca de um quarto de seu suprimento total de café da Colômbia. A companhia triplicou o volume de café que obtém através do programa na Colômbia nos últimos seis anos.

"Estamos satisfeitos em anunciar a continuação de nosso compromisso de longo prazo com a Colômbia e os produtores colombianos estendendo nossa parceria com a FNC", disse o diretor de marketing e sustentabilidade da Nestlé Nespresso S.A., Guillaume Le Cunff. "Esse novo investimento confirma o papel essencial da Colômbia e de seus produtores em garantir café de qualidade excepcional para a Nespresso. Isso reflete nossa confiança no futuro da produção de café na Colômbia".

Atualmente, os produtores de cinco principais distritos regionais da Colômbia – Cauca, Nariño, Caldas, Antioquia e Huila – participam no Programa de Qualidade Sustentável Nespresso AAA. Eles representam 80% de todos os produtores que participam do programa no mundo todo.

A Nespresso tem trabalhado intimamente com os parceiros colombianos para produzir uma série de variedades inovadoras de café "Grand Cru". Essas incluem o Rosabaya de Colômbia, criado usando café de uma única origem ao invés de uma mistura, além da edição limitada do café Dhjana, produzido exclusivamente com café do programa AAA. A companhia criou sua edição limitada do blend Naora para a primavera de 2012 usando uma inovadora técnica de colheita tardia com grãos de café das regiões de Santander e Tolima.

Nespresso lançou o seu "Programa de Qualidade Sustentável AAA" em colaboração com a organização não governamental internacional Rainforest Alliance em 2003. Esse programa tem o objetivo de fornecer o café da mais alta qualidade aos consumidores e proteger o ambiente natural, melhorando os meios de subsistência dos produtores de café.

A Nespresso espera obter 80% de seu abastecimento total de café através do programa AAA, com certificação do Rainforest Alliance, até 2013.

Os dados são do site da Nestlé (www.nestle.com), traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *