Museu do Café prepara atividades para celebrar o dia da Consciência Negra

Imprimir

O Museu do Café preparou uma programação especial para celebrar o dia da Consciência Negra. Neste ano, o espaço oferece três dias de atividades para o público com atrações como mesa redonda, jogos educativos, contação de histórias e uma inédita oficina de turbante, em que os presentes participam de um bate-papo e na sequência aprendem na prática a criar seu próprio turbante. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 19 e 21 de novembro.

A mesa redonda “Africanidades” abre a programação no dia 19, às 18h30 e conta com 20 vagas. A atividade é uma discussão sobre ações educativas que reforcem a importância cultural da história da África enquanto patrimônio material e imaterial da sociedade afrobrasileira. No dia seguinte, às 15h, acontece a sessão de jogos educativos “Redescobrir e brincar: Jogos Africanos”, que apresenta aos participantes brincadeiras originárias da África para participar com toda a família.

O último dia de atividades da programação da Consciência Negra no Museu do Café traz, às 14h, a contação de histórias “Um novo contar…”, que, de forma lúdica, aborda a literatura afrobrasileira infanto-juvenil, com foco na temática do café. Já às 15h acontece uma oficina de turbante, atração em que o público aprende técnicas para o uso do acessório a partir da troca de experiências e relatos dos participantes. Essas ações são limitadas a 20 vagas cada e as inscrições podem ser feitas pelos e-mails educativo@museudocafe.org.br e inscricao@museudocafe.org.br, respectivamente.

“Olhares e contos de matrizes africanas” é primeira ação do dia e tem início às 13h. A atividade consiste em uma contação de histórias baseada no livro “Betina”, da escritora Nilma Santos. Na sequência, os presentes participarão de um debate sobre a conscientização do cabelo e do corpo e, após o término do diálogo, os palestrantes ensinam ao público as técnicas de tranças jamaicanas.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site.

Fonte: A Tribuna Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *