Museu do Café comemora 11ª Semana Nacional de Museus com programação interativa

Imprimir

Balões de gás hélio com fotografias registradas pelos visitantes irão cobrir parte do teto do Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A instalação faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema “Museu (Memória +Criatividade) = Mudança Social”. As atividades do Museu do Café ocorrem de 14 a 19 de maio, compondo a programação MUSEU MeUeSEU: de todo mundo, e contam ainda com a mesa redonda “O papel social dos museus da Baixada Santista: entre o ideal e o possível” e visitas monitoradas especiais.

A Semana de Museus é realizada em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem como propósito mobilizar as instituições museológicas do País a concentrarem suas programações em torno de um mesmo assunto. Foi pensando na temática deste ano que o Museu do Café desenvolveu a ação que incentiva o público a criar um espaço expositivo. Quem participar da atividade gratuita, que vai de 14 a 19 de maio, poderá fotografar um detalhe, lugar ou objeto do Museu, e também momentos da visita, que ficaram marcados na memória. As imagens serão impressas e aplicadas em 300 balões de gás hélio, formando o grande mural suspenso “Memória de todo mundo”.

As atividades do Museu do Café ocorrem de 14 a 19 de maio, compondo a programação MUSEU MeUeSEU (Foto: Divulgação)

Seguindo a programação, no dia 18 de maio, às 14h, acontece a mesa redonda “O papel social dos museus da Baixada Santista: entre o ideal e o possível”, com a Profª Dr. Ana Kalassa El Banat, Rodrigo Christofoletti, Renata Motta, Daniela Baumgartner e Marília Bonas. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br. Em maio também ocorrem atividades especiais para famílias. Nos dias 04, 11, 18 e 25, às 15h, pais e crianças poderão descobrir o Museu com linguagens diferentes por meio das visitas orientadas gratuitas “Um olhar em perspectiva” e “Visita Curiosa”.

O Museu do Café fica localizado à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Entrada gratuita aos domingos durante o ano todo e, em comemoração à Semana de Museus, entrada gratuita também aos sábados durante todo o mês de maio. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço

Programação especial da Semana de Museus

Instalação “Memória de todo mundo”
Datas: de 14 a 19 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Santos – SP
Preço: Grátis

Mesa redonda “O papel social dos museus da Baixada Santista: entre o ideal e o possível”
Datas: 18 de maio
Horário: 14h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95
Preço: Grátis

Visitas orientadas programadas “Um olhar em perspectiva” e “Visita Curiosa”
Datas: 04, 11, 18 e 25 de maio
Horário: 15h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95
Preço: Grátis

Isenção de Entrada
Datas: 04, 11, 18 e 25 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95
Preço: Grátis

Fonte: Diário Litoral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *