Museu do Café celebra aniversário de Santos com mostra de vídeos históricos e atuais

Imprimir

Para celebrar o aniversário de Santos, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza, entre 26 e 28 de janeiro, a mostra “Curta Santos com Café”.  Durante os três dias, o espaço da Cafeteria do Museu irá se transformar em um charmoso cinema, exibindo projeções que lembram a história da cidade em diferentes épocas e recortes. A mostra conta com a curadoria do Festival Santista de Curtas Metragens (Curta Santos) e apoio da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS).

Em três telões suspensos, compilações de documentários históricos e de produções cinematográficas contemporâneas se completam e se misturam à arquitetura  de um dos mais representativos edifícios da cidade. De acordo com a Diretora Técnica do Museu do Café, Marília Bonas, o objetivo é dar olhos ao prédio, mostrando ao público parte da história da cidade que o Palácio do Café testemunhou. “O edifício da Bolsa Oficial de Café é testemunha de quase 90 anos de intensas transformações do centro de Santos e seu entorno. Desde o fausto da época áurea do café ao esvaziamento da importância do centro da cidade, da revitalização dos anos 2000 aos grandes projetos para modernização do porto e seus armazéns”, destaca.

Para contar essa história, o Museu do Café recorreu ao acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), utilizando como matéria-prima seis documentários, entre eles “Vila do Porto de Santos” e “Casa da Frontaria Azulejada”. Os registros contemporâneos vêm dos arquivos do Curta Santos, importante celeiro de novos cineastas e que já se consolidou como um dos principais festivais do país. É também a equipe do Festival Santista de Curtas Metragens que assina a edição dos vídeos e a curadoria da mostra.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário estendido de funcionamento, até 28 de março, é de segunda a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Fonte: Assessoria de Imprensa Museu do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *